domingo, 4 de novembro de 2012

Tasmânia. Morte de 100 baleias e golfinhos comove resgatistas.

Tradução: Caminho Alternativo.


(04-10-2012) – Por Anastasia Gubin

No grupo de ilhas de New Year na Tasmânia, incluindo a ilha King está sendo registrado mortes em massa de cerca 100 baleias e golfinhos desde a sexta-feira.

Habitantes voluntários, biólogos e ambientalistas se uniram num desesperado esforço para salvar aos últimos sobreviventes.

O grupo de ilhas se encontra ao noroeste da Tasmânia, e ao sudeste da Austrália, no estreito de Bas.

São áreas importantes para a críação de animais marinhos.

A tragédia começou depois que foram encontrados 13 golfinhos encalhados na Baía Quarantine da ilha King, na sexta-feira.

Oito golfinhos que ainda se encontravam com vida foram salvos e devolvidos ao mar, informou a representante da Vida Silvestre na Ilha King, Shelley Davison, segundo The Mercury.

Davison explicou que para seu horror, no dia seguinte um residente encontrou outras 67 baleias piloto e 20 golfinhos encalhados na Ilha de Ano Novo. 

Quando esta pessoa chegou se encontrou com numerosas baleias, incluindo bebês, todos mortos.

Margaret Barnes, uma das pessoas que participou com os voluntários para seu resgate, descreveu a cena. “As baleias estavam gritando por suas crias que estavam mortas, tudo estava péssimo”.

O pessoal do parque chegou com dois barcos carregados de pessoas para tentar resgatá-los. 

Só se salvaram seis golfinhos, enquanto que quatro baleias morreram enquanto as estavam resgatando, acrescentou Davison.

Ambas ilhas formam parte do grupo Ilhas New Year e a bióloga acredita que estas encalharam ao mesmo instante que os golfinhos da Baía Quarantine, há um par de noites.

Após recuperar com vida alguns, disse, “é muito emocionante”, e acrescentou que “temos tido um resultado bastante bom, com os que estavam com vida”, cita no The Tribune.

A bióloga marinha Rachel Alderman, comunicou que um dos golfinhos que haviam salvado voltou a encalhar e morreu, e agora o grupo tenta salvar a uma baleia. “Temos o animal fresco e húmido, está chegando mais gente para tratar de movê-lo para a água”, disse.

“Temos conseguido um êxito muito gratificante, dadas as circunstâncias. Não é estranho que algumas [baleias e golfinhos] voltem a encalhar depois de passar por esta experiência traumática, tanto física como psicológica”.

Em 2009 Tasmânia registrou outra destas tragédias em que os animais perderam sua orientação. Umas 200 baleias e golfinhos ficaram encalhados nas areias da ilha King.

Fonte: La Gran Epoca

Fonte: http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/11/04/morte-de-100-baleias-e-golfinhos-na-tasmania-comove-resgatistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário