27 de dezembro de 2012Publicado em: Notícias.
Veículo é fruto da parceria entre a russa Kamaz e a brasileira Marcopolo e vai atender a parte da Europa.
ADAMO BAZANI – CBN.
Foto: Divulgação da Kamaz. |
Fruto
da parceria entre a russa Kamaz e a brasileira Marcopolo, o mini-ônibus
Bravis teve linha de produção inaugurada em dezembro.
Executivos das
duas empresas estiveram presentes e anunciaram que a estimativa é que
até 2016, a joint-venture Kamaz Marco tenha capacidade de produção de 3
mil ônibus por ano. Para 2013, a previsão é de 500 unidades do Bravis.
O mini-ônibus Bravis já está em produção na Rússia, informa a
imprensa do País. O pequeno veículo é fruto da parceria da fabricante de
chassis russa Kamaz e da brasileira Marcopolo, que faz carrocerias.
A estréia internacional do ônibus, que será comercializado para boa
parte da Europa, ocorreu no dia 14 de dezembro, na 2ª Edição do Fórum
Empresarial Brasil-Rússia, em Moscou, que contou com a presença da
presidente brasileira Dilma Rousseff.
A chefe de Estado brasileira esteve no País em uma série de eventos para fortalecer as relações comerciais entre as duas nações.
Um protótipo foi apresentado pela primeira vez no Comtrans-2011,
evento voltado para os empresários de transportes, e despertou interesse
por suas dimensões reduzidas e baixo custo operacional informado pelas
fabricantes.
CARACTERÍSTICAS - O mini-ônibus tem capacidade para transportar 21 passageiros sentados. A carroceria foi desenvolvida pela Marcopolo e o chassi é KAMAZ 3297. O motor é da Cummins e atende às exigências de redução de poluição baseadas nas normas internacionais Euro 4. (No Brasil já está em vigor legislação que se baseia num conjunto mais avançado, o Euro 5). A transmissão do pequeno Bravis é da ZF, o eixo Daimler e os freios da Knorr Bremse.
PLANOS COMERCIAIS - A perspectiva para o ano de 2013 é de produção de 500 unidades do pequeno ônibus. Em setembro de 2011 foi firmada uma joint-venture entre a russa Kamaz e a brasileira Marcopolo, formando a “Kamaz – Marco”, que também abre caminho para o encarroçamento de outros modelos pela Marcopolo no mercado russo.
O mini-ônibus atende às exigências em relação aos transportes de
passageiros previstas pela CEI – Comunidade dos Estados Independentes,
formada por ex- repúblicas soviéticas. O veículo é fabricado na planta
OJSC “KAMAZ” – OJSC “NEFAZ” – Neftekamsk, República da Bashkortostan.
Até 2016, a joint-venture Kamaz – Marco pretende ter capacidade de fabricar 3 mil ônibus por ano. “A linha de produção do Bravis foi inaugurada solenemente com a
presença do diretor-geral da Marcopolo na Rússia, Iúri Caio, do
diretor-geral-adjunto da Kamaz para equipamentos especiais, Nikolai
Pronin, do diretor-geral da joint-venture russo-brasileira Kamaz-Marco,
Ilchat Singatullin, assim como de executivos da Nefaz e representantes
das empresas distribuidoras”, segundo a MetalInfo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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