quarta-feira, 6 de março de 2013

Deputada Jandira Feghali é eleita presidente da Comissão de Cultura.



Jandira quer acelerar análise da proposta que cria o Procultura.

A Comissão de Cultura elegeu nesta quarta-feira (6), com 13 votos, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) como presidente. O colegiado foi criado no mês passado, após o desmembramento da Comissão de Educação e Cultura.

A nova comissão é responsável, entre outras atribuições, pela proteção dos patrimônios histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico; acordos culturais com outros países; e liberdade da manifestação de pensamento e expressão da atividade intelectual.

Jandira afirmou que pretende votar projetos que, segundo ela, estão com a tramitação atrasada, como os relacionados aos direitos autorais e à cultura popular. 

A deputada também quer acelerar a análise da proposta que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura - PL 6722/10) na Câmara. “A prioridade é manter a relevância da comissão, que fez com que ela fosse desmembrada da Educação”, declarou.

A comissão escolheu também o 1º vice-presidente, Nilmário Miranda (PT-MG) ; o 2º vice, Evandro Milhomen (PCdoB-AP) ; e o 3º vice, Jose Stédile (PSB-RS).

Perfil
Jandira Feghali está em seu quinto mandato na Câmara. Filiada ao PCdoB desde 1981, ela foi deputada estadual no Rio de Janeiro por um mandato e fundadora da União Brasileira de Mulheres no RJ. 

Médica e música profissional, Jandira já foi titular, nesta legislatura, das comissões de Seguridade Social e Família; e de Cultura; e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura.


Matéria publicada originalmente em:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário