sexta-feira, 15 de março de 2013

SECMA inicia execução de Projetos com apoio da FAPEMA.



14 de março, 2013.


Órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) começaram a colocar em prática projetos de revitalização, preservação, modernização, restauração, digitalização e conservação de acervos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Os projetos serão executados em dois anos.


Secretária Olga Simão

Os projetos são do Teatro Arthur Azevedo, Biblioteca Pública Benedito Leite, Arquivo Público do Estado do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello, Escola de Música do Estado do Maranhão, Centro da História Natural e Arqueologia do Maranhão, Superintendência de Patrimônio Cultural e Museu Histórico e Artístico. Serão executados atendendo às suas necessidades de cada um dos órgãos. Terão como etapas a identificação, catalogação, higienização, restauração e digitalização do acervo que será trabalhado para disposição ao público.


Arquivo público - No Arquivo Público iniciado o projeto Conservação, digitalização e informatização de acervos fundo da Secretaria do Governo dos séculos XVIII a XX e da Câmara Municipal de São Luis dos séculos XVII a XIX.


A meta é digitalizar e informatizar parte dos acervos. Na fase atual do projeto estão sendo feita a higienização de documentos e aquisição de equipamentos. O projeto tem o período o 24 meses para conclusão.


Biblioteca - A Biblioteca Pública Benedito Leite desenvolve o projeto "Preservação e Modernização do Acervo Raro" que será realizado em um período de 12 meses. A meta é transcrever 200 manuscritos, utilizando a escrita paleográfica e visando publicação futura do Catálogo de Manuscritos. 

Será realizada, também uma pesquisa sobre a história da biblioteca, desde a sua criação (1829) e posterior abertura ao público (1831) até os dias atuais. A segunda fase abordará os programas de incentivo à leitura da Benedito Leite, entre o período de 1990 a 2013. As pesquisas serão transformadas em dois livros.


Também, o acervo raro será higienizado, visando a prevenção da ação de agentes poluentes e biológicos. A meta é digitalizar 5.000 obras raras, entre livros, jornais e manuscritos. Por fim, serão disponibilizadas, no site da Biblioteca Pública Benedito Leite, 1.000 obras raras digitalizadas.


Casa de Cultura Josué Montello - "Conservação, Organização e Digitalização do Arquivo Documental e Fotográfico do escritor Josué Montello", é o projeto da Casa de Cultura Josué Montello. O objetivo é organizar e digitalizar o arquivo pessoal do escritor que possui 1500 fotografias, 35.00 correspondências, 10.171 recortes de jornais e 28 originais das obras manuscritas. O acervo retrata toda trajetória da vida do escritor sendo a única fonte de pesquisa desses documentos no Estado.


Todo o acervo irá passar por um processo de higienização, substituição dos suportes, adequação do mobiliário, elaboração de inventário para possibilitar a ordenação, cadastro em sistema informatizado, elaboração dos instrumentos de pesquisa e digitalização do acervo fotográfico e documental com vistas a disponibilização em site.


Centro da História Natural e Arqueologia - No Centro da História Natural e Arqueologia haverá a revitalização do Espaço Paleontológico, com atualização da histografia (modo como mostrar os objetos ao público) e a digitalização do acervo Arqueológico com disponibilidade na Internet para pesquisa e visita. Estes são os itens do projeto de Conservação, Organização e Digitalização do Arquivo Documental do órgão. Em sua fase atual a equipe de trabalho realiza coleta de materiais para começar a atuar, com pesquisa de preço e aquisição de material.


Teatro Arthur Azevedo - O Teatro Arthur Azevedo tem por meta no projeto de Conservação, Organização e Digitalização do Arquivo Documental do Teatro Arthur Azevedo, a organização do seu acervo documental, de programas, fotografias, cartazes de espetáculos, documentos, recortes de jornais e tudo o que conta a história do TAA.


Museu Histórico e Artístico do Maranhão - No Museu Histórico e Artístico do Maranhão será desenvolvido o projeto “Intervenções Estruturais e História Institucional no Museu Histórico e Artístico do Maranhão” que atenderá alunos de rede pública nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar com exposição itinerante e entrega de folders e livros contando a história do Museu nos seus 40 anos de existência.


Escola de Música Lilah Lisboa - Para a Escola de Música Lilah Lisboa, o trabalho atenderá a pesquisa, coleta e transcrição de partituras de compositores maranhenses com a ferramenta "Finale" editor de partituras, para alimentação do Banco Virtual de Documentos da Escola de Musica.


A pesquisa e o registro fotográfico no Arquivo Público do Estado do Maranhão de obras de compositores maranhenses que compõe o acervo João Mohana, a transcrição, com a ferramenta "Finale", do material coletado no acervo João Mohana e do material já existente no acervo da Biblioteca da Escola e colaboração de autores, são metas a serem seguidas na execução do projeto.


Os bolsistas e técnicos que executarão o projeto também terão como tarefa fotografar partituras de autores maranhenses no acervo da Biblioteca da Escola de Musica e os incluídos no acervo João Mohana; transcrever "ipse literis" as obras registradas; converter para pdf; e, encaminhar para inclusão no Banco Virtual de Documentos.


Departamento de Patrimônio Histórico - A Superintendência do Patrimônio Cultural através do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão (DPHAP) possui, em seu acervo, um vasto número de documentos. 

São ações patrimoniais, plantas de desenhos arquitetônicos, fotografias, slides, processos de tombamentos, pareceres técnicos de análise de obras, laudos de vistorias encaminhados ao Ministério Público e a Delegacia de Meio Ambiente; livros de literatura histórica, sendo alguns de história do Brasil contemporâneo, destacando sempre em seus conteúdos, o patrimônio histórico de cidades brasileiras e em números consideráveis, de História do Maranhão, além de revistas, jornais e outros.


Todo o material será catalogado, documentado os registros históricos encontrados; aplicação de higienização e conservação do material e digitalização dos documentos referentes ao acervo arquitetônico.

Para saber mais sobre as ações do Governo do Maranhão, acesse www.facebook.com/governodomaranhao. Siga também o Governo no Twitter.

Matéria publicada originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário