domingo, 2 de junho de 2013

Professor da UFMS pede demissão, após postagem contra homossexuais


Crédito : Reprodução Facebook
Após a má repercussão de uma postagem do professor substituto Kleber Kruger da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em seu perfil do facebook, com conteúdo ofensivo a estudantes homossexuais, ele se desculpou, disse que se expressou de forma “equivocada” e “não quis ofender” e pediu demissão nesta segunda (27). No fim de semana ele demonstrou irritação com pichações que defendiam o amor entre pessoas do mesmo sexo e pregou o fim dos “cursos de gente colorida”. 

Segundo a assessoria da instituição, a solicitação de Kruger foi atendida pela direção do campus de Ponta Porã. Mesmo com a demissão, ele é aluno do mestrado e por isto será aberto um procedimento administrativo para apurar o caso. As publicações deverão ser analisadas pela administração da universidade e o caso, encaminhado ao Conselho de Ética da instituição. No caso da demissão, nesta terça (29) já deverá ter outro docente nas salas de aula, porque Kruger era substituto e o contrato desse tipo de cargo é rescindido assim que o pedido de demissão é aceito. 

Postagem – A postagem de Kruger foi feita no fim de semana. Ele reclama sobre pichações em defesa da homossexualidade feitas nos corredores dos cursos de Ciências Exatas. Segundo ele, nos “cursos formadores de bichonas está tudo limpo”. Em seguida prega o fim “daqueles cursos de gente colorida” e fala que é rotulado de preconceituoso por conta de suas opiniões. 

Os comentários feitos pelo professor geraram má repercussão na rede social e, após ser alvo de críticas dos internautas, ele removeu a postagem e excluiu sua conta do Facebook. Leonardo Bastos, presidente do Centro de Referência em Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia (Centrho), informou que denunciou o caso para o Ministério Público Estadual pedindo que seja apurado. Já a assessoria da Polícia Civil informou que não há boletins de ocorrência registrados contra o professor por conta das publicações. 

Veja na íntegra a nota da UFMS sobre o caso: 

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) esclarece que já tomou conhecimento das declarações do professor substituto da Instituição. A direção do campus de Ponta Porã, onde o professor é lotado, encaminhou o material divulgado para a Administração Superior. A partir da análise do conteúdo, a Instituição vai definir quais providências serão tomadas. 

Com informações do G1-MS.

Link da Matéria: http://brasiliaempauta.com.br/artigo/ver/id/2094/nome/Professor_da_UFMS_pede_demissao __apos_postagem_contra_homossexuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário