segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Maranhão - Governo lança Mapa Cultural de comunidades da área do PAC Rio Anil.


Publicação: 18/01/2014 12:18

 
Secretários-adjuntos Frederico Burnett e Artur Bouéres (Secid), secretárias Claudete Ribeiro e Olga Simão e demais autoridades lançam mapa cultural (Geraldo Furtado/Divulgação)
Secretários-adjuntos Frederico Burnett e Artur Bouéres (Secid), secretárias Claudete Ribeiro e Olga Simão e demais autoridades lançam mapa cultural

O Governo do Maranhão lançou, na sexta-feira (17), o Mapa Cultural das Comunidades localizadas na área de abrangência do PAC Rio Anil, em São Luís. A iniciativa faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e Fundação Josué Montello, órgão da Secretária de Estado de Cultura (Secma). O objetivo é fortalecer e difundir as principais manifestações culturais dos bairros Alemanha, Camboa, Fé em Deus e Liberdade.

A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo Governo do Estado, no âmbito do PAC Rio Anil, projeto que abrange obras de saneamento básico, urbanização, habitação de interesse social, regularização fundiária e acompanhamento social das famílias beneficiadas.

Participaram da solenidade os secretários Frederico Burnett, (Adjunto de Projetos Especiais da Secid), Artur Bouéres (Adjunto de Habitação da Secid), Claudete Ribeiro (Igualdade Racial) e Olga Simão (Cultura). Presentes, também, o coordenador do PAC, Márcio Machado; o gestor de Relações Institucionais, Artur Costa; e representantes de entidades culturais e lideranças comunitárias.

Frederico Burnett, falou da metodologia utilizada na elaboração do Mapa e ressaltou a importância da iniciativa. Ele lembrou que o trabalho foi efetuado em várias etapas. "Com base no primeiro levantamento das entidades culturais da área, feito em 2008, realizamos uma primeira atualização em 2011 e contratamos os serviços de desenho artístico do mapa com Terciano Torres, responsável por vários trabalhos similares em São Luis, Recife e São Paulo. 

Nos anos seguintes aprimoramos a primeira versão do Mapa, promovemos atividades com a participação das comunidades e oficinas com estudantes das redes pública estadual e municipal, localizadas na área em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial", explicou.
 
Valorização
Burnet ressaltou que a iniciativa valoriza as manifestações culturais dos bairros envolvidos no projeto. "Com a conclusão desse trabalho cria-se condições para instituirmos uma agenda cultural dos bairros que poderá ser incluída na programação oficial das Secretarias de Cultura do Estado e do Município. Dessa forma, o Governo do Maranhão contribui para a dinamização das atividades culturais e cria oportunidades de trabalho e renda para moradores da região".

A Secretária Claudett Ribeiro disse que a iniciativa consolidou uma parceria de resultados. Ela destacou a oficina denominada Meu Lugar. "Por meio desse trabalho os jovens contribuíram para a revisão do Mapa, passaram a entender melhor o conceito de território e adquiriram novos saberes".

Para a secretária Olga Simão, trabalho servirá de instrumento facilitador por meio do qual as inúmeras manifestações artísticas e culturais poderão ser inseridas no calendário oficial e receber apoio institucional.

Neto de Nazile, professor e morador do bairro Liberdade, instrutor das oficinas disse que, por meio da pesquisa, foi possível identificar as potencialidades da área, principalmente a cultural, o que representa um trabalho de dismistificação de uma imagem negativa para mostrar os valores e o fortalecimento étnico cultural do lugar.

O Mapa Cultural foi entregue aos moradores em material impresso, em e ficará afixado, em placa (totem) no Viva Liberdade, Viva Fé em Deus e nas praças da Camboa e Alemanha.

Link desta matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário