sexta-feira, 7 de março de 2014

CULTURA CRIATIVA NA SECMA.

Por: José de Mário Moraes Ferreira.

Foto - Francisco Barros.
No intuito de valorizar a produção cultural no estado a governadora Roseana Sarney criou a Secretaria Adjunta de Articulação e Fomento à Economia Criativa. 

A Secretaria é um segmento da cultura que visa contemplar bens culturais produtivos, geradores de renda e auto sustentação de produtores culturais, para o qual foi empossada a acadêmica Laura Amélia Damous Duailibe, que já ocupou os cargos de diretora do Teatro Arthur Azevedo, secretária da cultura, secretária adjunta da cultura e superintendente de municipalização da cultura, em outras gestões governamentais.

No Maranhão, a Secretaria Adjunta de Economia Criativa trabalhará em parceria com a Superintendência Cultura Viva (Mais Cultura) apoiando a produção cultural como geração de renda e, na Secma tem a frente o superintendente Francisco Barros.

O nome de Laura Amélia foi aprovado pela governadora, pelo dinamismo, conhecimento da área cultural e por ser uma pessoa que tem todo seu trabalho e sua vida voltados para a cultura do Maranhão.

“Para mim é uma honra receber esse convite e essa indicação tanto por parte da governadora como pela secretária Olga Simão, a quem tenho enorme respeito e consideração pelo trabalho que vem desenvolvendo na cultura do Maranhão e agradeço muito a confiança de ambas pelo reconhecimento do meu trabalho no meio cultural e aqui nessa secretaria adjunta me sinto feliz em poder ter a oportunidade de voltar a trabalhar diretamente nessa casa e nessa área onde me sinto em casa”, ressaltou Laura Amélia.

Com a criação da secretaria adjunta de Economia Criativa a Governadora Roseana reforça o desejo de incluir o Maranhão na uniformização da cultura e reafirma a participação do Maranhão nos projetos do Ministério da Cultura.

E na manhã de quinta-feira (07) Laura Amélia foi apresentada pela secretária Olga Simão, na primeira reunião de trabalho da Secretaria da Economia Criativa, na sede da Secma, com representantes de entidades envolvidas no trabalho com Pontos de Cultura e outras instituições para formar parcerias no fortalecimento da economia criativa no estado.

Presentes à reunião estavam 28 pessoas representando as instituições do Sebrae, Ibrap, Setress, Sesi, Ifma, Ceprama(Sec.Turismo), ECI-Museum, Centro de Cultura Negra, Conselho cultural da Liberdade, Emem/Secma, Associação Maracanã Ponto de Cultura e Ciranda Aprendi Ponto de Cultura.

O pró-Reitor de Extensão do IFMA, Marco Antonio Torreão falou da importância da criação de incubadoras como sistema de gestão de negócios onde a universidade fica responsável por seu funcionamento, desenvolvendo a economia criativa, a exemplo da Incubem da Universidade Federal do Maranhão, única existente no Maranhão. O IFMA se dispôs a abrir segmentos de incubadoras para pontos de cultura.

Ainda na reunião outras instituições já garantiram parcerias com a secretaria da Economia Criativa como a representante da secretaria do Trabalho Mariana Nascimento, coordenadora de economia solidária, que propôs juntar-se à cultura em eventos locais. 

E o Ceprama que estará abrindo espaço para realização de exposições de artesanato e expedição de carteiras e cadastro de artesãos.

A próxima reunião de trabalho entre os parceiros e a secretaria adjunta de Articulação e Fomento à Economia Criativa será no dia 17 de março, às 15h, no Ceprama, na Madre Deus, dando prosseguimento nas ações em favor do desenvolvimento da cultura no Maranhão.

Texto: Mario Ferreira (ASCOM.SECMA)

Fotos: Francisco Barros (Cultura Viva.SECMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário