Com forte presença de representantes do setor cultural e do governador do estado, Silval Barbosa, o Ministério da Cultura inaugurou, nesta terça-feira (11), em Cuiabá, a Incubadora Mato Grosso Criativo. O espaço vai auxiliar empreendedores a criar, desenvolver e promover seus produtos, sejam eles bens ou serviços culturais.
Além de Cuiabá, outros quatro municípios do estado serão pólos da Incubadora Mato Grosso Criativo: Alta Floresta, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças.
Segundo o governador Silval Barbosa, o novo espaço permite atuação em parceria entre agentes financiadores e aqueles que trabalham com cultura no Mato Grosso.
A idéia, enfatizou Barbosa, é que esses empreendedores possam se capacitar, elaborar bons projetos e desenvolver seus produtos. "É um espaço de oportunidades que está se criando com o apoio do Minc e a garantia de agentes financiadores. Só hoje, tivemos quatro agentes presentes e outros certamente virão para ser parceiros", comemorou o governador.
Fruto de uma parceria entre Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura e o Governo do Estado, a Incubadora compõe a Rede Incubadoras Brasil Criativo, ação que promove o fomento do setor cultural por meio de centros de inovação voltados à formação, fomento e promoção de empreendedores culturais.
Ao todo, o Minc investirá cerca de R$ 40 milhões em 13 Incubadoras. Além de Pará e Mato Grosso, serão inauguradas Incubadoras nas capitais dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.
Em seu discurso, a secretária substituta de Economia Criativa do Minc, Georgia Nicolau, ressaltou a criatividade do povo brasileiro e lembrou que, "todos os dias, boas ideias nascem e morrem".
"Queremos que com essa Incubadora as ideias possam florescer e dar frutos, desde a criação de uma empresa, um novo produto, um novo serviço ou até a manutenção de um ponto de cultura. Nosso sonho é que o setor cultural possa viver do que faz e com sustentabilidade. Que com essa assessoria técnica e a ajuda de parceiros a gente possa dar vida longa a esses empreendedores", explicou.
Por meio de edital, 11 profissionais de diferentes áreas foram selecionados para trabalhar na Incubadora, todos qualificados para as atividades de assessoramento, capacitação e elaboração de projetos. "Este projeto vem pra suprir uma demanda. Toda a necessidade que o produtor cultural tiver ele vai aprender aqui. Basta ter criatividade e buscar a incubadora que ele terá capacitação", afirmou a secretária de Estado da Cultura, Janete Riva.
O evento também oficializou o Comitê Gestor do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Rio Cuiabá, composto por quatro secretarias estaduais de governo, inclusive a de Cultura, para fortalecer conjuntamente as diversas facetas produtivas da região. Ao final da inauguração, aconteceu uma apresentação do duo de viola de cocho e voz, Abel Santos e Vera Capilé.
Estiveram presentes, ainda, a pro reitora em exercício da UFMT, Vera Bortolini, o superintendente regional substituto da Regional da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias, representantes da Diretora Regional do Senac, Paula Fernandes e Zildinete Arruda, representante da superintendência do Sebrae, Leide Katayama, gerente de Mercado de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Osvaldo Biasi, gerente geral da agência do Banco da Amazônia Cuiabá, Eden Savio Pereira da Silva, diretor presidente do MT Fomento, Mário Milton e assessor especial da Superintendência de Assuntos Indígenas, Alexandre Bregunci.
Fonte / Texto: Secom / MT - Fotos: Júlio Rocha - Publicação: Ascom / MinC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário