24/4/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
The Saker |
Uau! Agora, as coisas parecem muito, muito sérias. Rússia Today (RT) noticia que a Rússia está iniciando manobras militares envolvendo não um, mas DOIS distritos militares, e a Força Aérea:
A Rússia iniciou exercícios militares extensivos na área da fronteira da Ucrânia, depois da escalada da violência no leste da Ucrânia.
“A ordem para usar a força contra civis já foi dada, e, se essa máquina militar não for detida, o número de mortos só crescerá” – disse o ministro da Defesa da Rússia Sergey Shoigu, em reunião oficial em Moscou.
“Jogos de guerra da OTAN na Polônia e nos estados do Báltico não estão ajudando a normalizar a situação. Somos forçados a reagir à situação”.
Shoigu disse que as manobras envolvemexercícios de marcha e deslocamento de forças nos distritos militares do sul e oeste, e Força Aérea, em manobras separadas.
Shoigu disse que 11 mil soldados ucranianos, 160 tanques, 230 blindados e pelo menos 150 peças de artilharia estão envolvidas na operação contra ativistas anti-Kiev.
“Unidades da guarda nacional e extremistas do Setor Direita estão lutando contra população pacífica, bem como uma unidade “anti-terroristas” de voluntários do Donbass. Também forças de segurança e forças internas transferidas para Lugansk e Donetsk de outras áreas do país estão reprimindo a oposição” –disse o ministro russo.
Acrescentou que unidades ucranianas de sabotagem foram deslocadas para perto da fronteira russa.
Por outro lado, Shoigu disse que “as unidades de autodefesa pró-Rússia chegam a cerca de 2.000 e têm cerca de 100 armas entre todos, a maioria das quais foram tomadas de bases da polícia local”.
Sergey Shoigu, Ministro da Defesa e o Presidente Vladimir Putin da Rússia |
Eu não esperava escalada tão dramática e rápida, e se eu estivesse do lado das forças que estão atualmente atacando Slaviansk já estaria realmente assustado. O tamanho da força que os russos mobilizaram é imensa! Potencialmente estimada para combater em grande guerra, num front continental. E inclui as melhores e mais experientes unidades de combate russas, do distrito militar do sul.
Mas, sim, não significa, de modo algum, que TODA a força dos distritos militares tenha sido mobilizada ou esteja em movimento. Significa, sim, que o alto comando russo pode mobilizar todas as unidades que considere necessárias desses dois distritos (essa minha terminologia já está desatualizada; agora, os distritos são chamados de “direções estratégicas”).
Uma coisa é certa: nem durante as guerras da Chechenia, ou em 8/8/2008, a Rússia reuniu força militar tão poderosa. Sinceramente, estou muito surpreso que tenham tomado essa decisão e a anunciem publicamente – dado que o ataque ucraniano, até agora, foi, sejamos francos, mínimo e reles.
Observem, além disso, que, diferente de Putin, Shoigu não está falando de “consequências” para “indivíduos”, mas dedeter a máquina militar ucraniana! Também apresenta esse movimento não como escolha para a Rússia, mas como algo que a Rússia é forçada a fazer.
CLARAMENTE ele sabe algo que nós não sabemos. Talvez, algum movimento da OTAN no oeste da Ucrânia?
Parece-me loucura total que a OTAN faça tal coisa, mas... como então explicar a força gigantesca que a Rússia acaba de pôr em prontidão total?!
Divisão ODON/OMON, da Rússia |
Ninguém precisa dos recursos de duas de suas mais importantes direções estratégicas, para lidar com 5 mil bandidos do Setor Direita + agentes do SBU. Para isso, bastaria uma única divisão ODON.
Estou ficando muito preocupado. Espero que haja algum erro de tradução ou de interpretação dos jornalistas de RT(acontece). Se não for isso, é tudo muito, muito, muito grave.
Farei tudo que puder para descobrir o que está realmente acontecendo.
Permaneçam sintonizados (e rezem pela paz) e esperemos que as coisas se acalmem.
The Saker
ATUALIZAÇÃO às 1522 Zulu: Há notícias de cinco mortos em Slaviansk. Os golpistas de Kiev entraram em Slaviansk, há combates dentro da cidade. A rede de celulares foi desconectada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário