domingo, 20 de julho de 2014

Derrubada Acidental de Aviões Civis - Não Foi a Primeira Vez.

Matéria copiada de http://www.aerofatos.com.br/2014/07/nao-foi-primeira-vez.html

Ilustração da derrubada de um 747 por caças russos
De acordo com o site DCI o abate acidental de aviões civis, como parece ter acontecido com o Boeing 777 da Malaysia Airlines na Ucrânia, apesar de raro, já aconteceu algumas vezes. Dos anos 1980 para cá, foram registradas quatro ocorrências, envolvendo várias nações. 

Reconstituição do voo 870 da Aerolinee Itavia
Desastre de Ustica

Desde 27 de junho de 1980, um mistério permanece sem solução na Itália. Naquele dia, um avião DC9 da companhia aérea Itavia caiu no mar Tirreno, perto da cidade siciliana de Ustica, deixando 81 vítimas. Até hoje, as circunstâncias da tragédia não foram totalmente esclarecidas, mas, no ano passado, a Corte de Cassação do país considerou "consagrada" a tese de que a aeronave fora atingida por um míssil. Atualmente, um processo civil tenta constatar as responsabilidades pelo desastre, e as principais suspeitas recaem sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em 2007, o já falecido ex-presidente italiano Francesco Cossiga chegou a afirmar que o DC9 tinha sido alvo de misseis internacionais que tentavam acertar um avião do ex-ditador da Líbia Muamar Kadafi.

ilustração do voo 007 da Korean Air
Mísseis soviéticos

Em 31 de agosto de 1983, um Boeing 747 da Korean Air decolou do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, rumo a Seul. No entanto, quando sobrevoava a ilha de Sachalin, no Oceano Índico, foi atingido por dois mísseis lançados por um caça da União Soviética. No momento do ataque, a aeronave estava a 312 milhas náuticas a noroeste da rota prevista, dentro do espaço aéreo da nação comunista. Todas as 269 pessoas a bordo morreram. O governo da antiga URSS garantiu desconhecer que fosse um avião civil, afirmando que pensou tratar-se de uma provocação dos Estados Unidos.

ilustração do voo 655 da Iran Air
Tragédia no Golfo Pérsico

Cinco anos depois do desastre com o Boeing da Korean Air, foi a vez de os norte-americanos derrubarem uma aeronave por engano. No dia 3 de julho de 1988, um míssil disparado pela Marinha do país abateu um voo da Iran Air com 290 passageiros. Todos morreram. O Airbus A300B2-203 fazia o trajeto entre Bandar Abbas, no sul do Irã, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O ataque aconteceu sobre o Golfo Pérsico, e o governo dos Estados Unidos disse que a aeronave fora confundida com um caça inimigo em procedimento de ataque.

foto ilustrativa de um TU-154 utilizado pela Siberia Airlines
Engano ucraniano

O último caso ocorreu em Sochi, cidade russa localizada às margens do Mar Negro, em 4 de outubro de 2001. Na ocasião, um avião da Siberia Airlines que levava 88 pessoas de Tel Aviv para Novosibirsk foi derrubado por engano por um míssil ucraniano antiaéreo disparado durante exercícios militares.

Nota: Além dos citados acima podemos incluir os seguintes incidentes nesta lista


Voo 402 da El Al

Em 27 de julho de 1955, um vôo da El Al voava de Viena para Tel Aviv quando foi derrubado por dois caças MiG ao sobrevoar o espaço aéreo búlgaro. Todas as 58 pessoas a bordo morreram. Depois de negar inicialmente o envolvimento, a Bulgária admitiu ter disparado no avião.

Ilustração da derrubada de um 727 por caças israelenses
Voo 114 da Libyan Arab Airlines

Em 21 de fevereiro de 1973, um 727 da Líbyan Arab Airlines voando de Trípoli para o Cairo se perdeu e sobrevoou a península do Sinai, que estava sob o controle de Israel. Depois de sinais e tiros de advertência, jatos israelenses derrubaram o avião por não cooperar, matando 108 das 113 pessoas a bordo

foto ilustrativa de um DC-4 ou C-54 Skymaster
DC-4 da Cathay Pacific Douglas

Em 23 de julho de 1954, o exército chinês abateu um DC-4 da Cathay Pacific Airways que voava de Bangkok para Hong Kong matando 10 dos 19 ocupantes, pensando se tratar de um avião militar em uma missão de ataque contra uma de suas ilhas.

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