sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Brasil - Câmara dos Deputados agride direitos elementares dos 307 povos indígenas do Brasil, mantendo a tramitação de forma ilegal da PEC 215.


Foto: Isaac De Almeida.
Segundo o Deputado Federal do PSOL Chico Alencar Os Deputados Federais da bancada ruralista fundamentalista estão tentando aprovar, no apagar das luzes do ano legislativo, em Comissão Especial, a PEC 215, que agride direitos elementares dos 307 povos indígenas do Brasil.

Nem o direito de participar da reunião os indígenas estão tendo!

Houve confronto entre eles, a PM e a Segurança da Câmara, com safanões, gás de pimenta e flechadas. Fomos lá fora para diminuir a tensão.

Há notícias agora da detenção de 4 lideranças indígenas: Davi Guarani, Cleriston Tupinambá, Alessandro Terena e Tucuri Pataxó, o que não ajuda em nada.

A indignação dos nativos do Brasil por ter suas garantias constitucionais arrancadas é grande. Conseguimos adiar a reunião de hoje, e as irregularidades da anterior são notórias.

Se o Regimento for cumprido, esta PEC não será aprovada na Comissão (para, assim, ir a Plenário) este ano. Mas aqui, muitas vezes, o interesse econômico mais mesquinho atropela tudo.

Resistiremos! Promete o Deputado Chico Alencar.

..........................................................................
Extra, extra, extra.....

A PEC 215 FOI ARQUIVADA.



Graças à pressão das comunidades indígenas e quilombolas, de organizações da sociedade civil, de diferentes pessoas e deputados que defendem a causa, a PEC 215 foi arquivada! Grande vitória de todos nós!

A luta, no entanto, continua. Fomos vitoriosos nesta batalha, mas em 2015 o projeto pode ser desarquivado e uma nova Comissão Especial pode ser formada. 


Devemos continuar atentos para que os direitos das populações tradicionais do Brasil não sejam desrespeitados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário