sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Estudantes da UFMA apresentarão trabalho em congresso luso-afro-brasileiro.

Os trabalhos dos estudantes serão apresentados no evento entre os dias 1º e 5 de fevereiro de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na cidade de Lisboa, Portugal.

Foto Estudantes da UFMA apresentarão trabalho em congresso luso-afro-brasileiro
Foto - Ufma.
SÃO LUIS – Os estudantes Diêgo Fernando Silva Rabelo, do curso de História, e Luana Tereza de Barros Vieira Rocha, mestranda em Políticas Públicas, vão representar a Universidade Federal do Maranhão no primeiro Congresso da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) e XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XII Conlab). 
Os trabalhos dos estudantes serão apresentados no evento entre os dias 1º e 5 de fevereiro de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na cidade de Lisboa, Portugal, e têm os temas ‘A Visível Dor Ocultada: a naturalização e os danos socioemocionais da violência psicológica contra a mulher’ e ‘Política e cultura popular no Brasil: o fazer local como construção da identidade nacional’. 
O primeiro Congresso da AILP e XII Conlab possuem o tema central "Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais e Humanas nos Espaços de Língua Portuguesa, 25 anos depois", que contempla os eixos temáticos. 
A discente Luana Rocha fala da grande importância em discutir violência de gênero e também cultura popular, que são temáticas que continuam sendo explorada por estudiosos. Segundo ela, os trabalhos têm sua importância para a construção do conhecimento acerca das diferentes formas com que a realidade social hoje se apresenta. 
Segundo a estudante, as discussões sobre violência de gênero como evento fruto das desigualdades sociais e a cultura popular como construção da identidade nacional criada com fins políticos e mercadológicos são problemáticas atuais que, mesmo discutidas em diferentes esferas do conhecimento, não se esgotam. “Com efeito, estas são realidades que a cada nova busca de suas origens precisam ser compreendidas em relação aos seus impactos em diferentes esferas da vida, devendo ser analisadas e, principalmente, enfrentadas”, finaliza.
Diêgo Rabelo, por outro lado, comemora a satisfação de ter dois trabalhos aprovados em um evento internacional. “Este evento vai reunir pesquisadores do mundo todo e, nesse sentido, estaremos representado a UFMA em um evento internacional. Os dois trabalhos que vamos apresentar são resultados de pesquisas que fizemos na área do gênero. 
Estamos felizes por representar a UFMA em um evento internacional, pois é o momento de mostrarmos que também produzimos”, conclui.
Revisão: Charles Mendes
Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Fonte: Luis Félix
Última alteração em: 16/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário