sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dilma dá posse a Juca Ferreira no Ministério da Cultura.

Durante a posse no Congresso Nacional Dilma Rousseff destacou o novo lema do governo federal: "Brasil, pátria educadora". (Fotos de Roberto Stuckert Filho/PR).

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, tomou posse na tarde desta quarta-feira (1/1) no Palácio do Planalto. Dilma Rousseff empossou também outros 38 titulares que vão comandar os ministérios em seu segundo mandato presidencial.
A transmissão de cargo da ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, para Juca Ferreira deve ocorrer no próximo dia 12 de janeiro, em Brasília. Wanzeler ocupou o cargo por quase dois meses, após a saída de Marta Suplicy, que reassumiu sua cadeira no Senado Federal.
No Congresso Nacional, onde a presidenta Dilma fez seu discurso de posse, Juca Ferreira conversou com jornalistas. "Estou vindo da experiência de São Paulo, conheço as duas pontas: o governo federal e o poder local, então acho que posso ajudar", disse o ministro à Agência Brasil.
 
Foto - Pedro Vasconcelos.
Ferreira ocupou, nos últimos dois anos, o cargo de secretário municipal de Cultura de São Paulo. Antes, ele havia sido ministro da Cultura, de julho de 2008 a dezembro de 2010, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua primeira gestão à frente do Ministério da Cultura, Ferreira trabalhou na construção de importantes projetos de lei, como o do Vale-Cultura e do ProCultura, na modernização do direito autoral e principalmente na consolidação do Programa Cultura Viva, que busca fomentar atividades culturais já existentes por meio dos Pontos de Cultura e das manifestações culturais da diversidade brasileira.

Pátria educadora - Dilma disse, em seu discurso, que o governo vai investir no Plano de Banda Larga nos próximos anos e lembrou a importância da aprovação, no ano passado, da lei do Marco Civil da Internet. Os dois temas são fundamentais para o futuro da produção cultural.

Outra questão relacionada à Cultura é o novo lema do governo, com ênfase na educação. Dilma anunciou que a ideia central daqui para frente será "Brasil, pátria educadora". "Estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar em todas as ações do governo um sentido formador, uma prática cidadã", afirmou Dilma.
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário