quinta-feira, 18 de junho de 2015

Vereadora Rose Sales realizou audiência pública para tratar de melhorias à classe de mototaxistas, motoboys, motofretistas e taxistas na capital.

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.

No ultimo dia 16 de junho, terça feira, mesmo após sofrer uma tentativa de “boicote” por parte de alguns Vereadores da Casa. A Vereadora Rose Sales, autora do Requerimento que originou a Audiência Pública, com sua firmeza manteve a audiência e a presidiu para tratar de assuntos pertinentes a categoria de mototaxistas, motofretistas e taxistas de São Luís. 
Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
Depois de uma frenética intervenção de anulação da audiência pública por causa da omissão do Secretário Municipal de Trânsito e Transportes da capital (SMTT), Sr. Canindé Barros, bem como a falta de representante da Secretaria.

Os Vereadores Josué Pinheiro, Ivaldo Rodrigues e Pereirinha depois de longo tempo de espera pelos convidados, abriram a Sessão e leram a justificativa de ausência do Secretário da SMTT, declararam a audiência pública encerrada de forma ditatorial, determinaram que os equipamentos de som fossem desligados, que o cerimonial e a taquigrafia se retirassem e lotaram o Plenário e a galeria de seguranças. E simplesmente, junto com a Vereadora Luciana Mendes, desrespeitando e desconsiderando todos os presentes, se retiraram.

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
A parlamentar tomou a palavra e explanou a importância de elencar, naquele momento, toda problemática sofrida pelas classes, bem como citar medidas de melhoria de direitos para o exercício da profissão desses trabalhadores e repudiou a atitude subserviente com que se comportou o Parlamento diante da orientação do executivo municipal.

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
“Nós temos aqui, várias classes representativas, agora se o Executivo Municipal e a SMTT não têm respeito com vocês trabalhadores, nem tão pouco com a população da capital, nós Vereadores temos o dever moral e a responsabilidade de discutir, enquanto Casa, uma obrigação legitimada pelo povo de São Luís. 

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.

Nós vamos realizar a Audiência Pública sim, manter um alto nível das discussões, porque essa Câmara é soberana e temos que ter respeito por todas as classes e autoridades aqui representadas”, destacou a vereadora.
À frente, os trabalhos foram iniciados com a composição da mesa pelo Representante do Governador Flávio Dino, Diretor da Empresa Maranhense de Transportes Urbanos, Dr. Artur Cabral Marques, Superintendente substituto da Policia Rodoviária Federal, Dr. Paulo Sergio Guedes; Diretor Operacional do Detran - MA, Dr. Washington Torreão; Representante do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Tenente Cel. Walcones, Presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da OAB, Dr. Marylicia Medeiros, Projeto S.O.S Trânsito da Loja Maçônica do Maranhão, Dr. Lourival da Cunha Souza e presidentes dos sindicatos das classes de mototaxistas, motoboys, motofretistas, taxistas e transporte alternativo. 


De acordo com o presidente da FESSIMOTO, o principal objetivo da audiência é a busca de melhorias suficientes para que a classe sobreviva com dignidade e de forma democrática. “O poder público municipal nos condena a padecer, deixando-nos a mercê da própria sorte, sendo omisso, fazendo vistas grossas, mediante as classes trabalhadoras como a nossa, que desempenham suas funções com dignidade, que cumprem seus deveres como cidadãos e que pagam os impostos. 

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
O que nós queremos é sairmos da clandestinidade quando por legislação federal e municipal somos reconhecidos, e ainda, garantir a segurança devida aos usuários, pois temos apenas 1.000 (um mil) permissionários e mais de 13.000 (treze mil) trabalhadores na irregularidade por causa da SMTT”.  Relatou David Guarapiranga.

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Sr. Raimundo Renato Medeiros afirmou que a SMTT não tem tido respeito e nem compromisso político com a categoria, pois não tem garantido a transparência e a justiça social necessárias em favor dos defensores que há anos aguardam a liberação das permissões. Afirmando, que se manterá na luta em favor de todos.”
Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
Momento importante foi à presença em Plenário dos Vereadores Sebastião Albuquerque, Marquinhos, Nato, Chaguinhas e Fábio Câmara, que usaram a palavra para elogiar a coragem da Vereadora e para afirmarem o compromisso com a classe.
“É intolerável que esses trabalhadores estejam desempenhando suas funções de maneira submissa, sem nenhum beneficio por parte do poder executivo. Isso demonstra que ele (Holanda Júnior), não tem nenhum compromisso com a classe, mais uma vez, parabenizo solenemente a Vereadora Rose Sales pelo compromisso de não apenas buscar discutir melhorias, mas como apresentar uma vasta lista de encaminhamentos, para que, esses trabalhadores tenham seus direitos assegurados por lei”, frisou o Vereador Fábio Câmara.

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
Os encaminhamentos em favor dos mototaxistas, motoboys, motofretistas e taxistas foram elaborados pela Vereadora Rose Sales como resultado da escuta às lideranças sindicais e trabalhadores e ainda da importante contribuição das autoridades que constituíram a Audiência Pública. Ficando estabelecido Grupo de Trabalho pelos Direitos dos Mototáxis, Táxis e Transporte Alternativo da Região Metropolitana de São /Luís, que terá sua primeira reunião no dia 06/07/15, às 15h, na Empresa Maranhense de Transportes Urbanos.

Foto Audiência Pública do dia 16.06.2015.
Nas considerações finais, a Vereadora afirmou que a luta não cessará com a audiência. “Fui eleita para defender o povo São Luís, sem amarras e nem atrelamentos escusos, não me rendo e nem me calarei em fazer a sua defesa, doa a quem doer. Continuarei com a graça de Deus e com o apoio popular, cumprindo o meu dever. 
Muito obrigada à resposta altiva dos trabalhadores e aos sindicatos aqui representados, aos Vereadores que permaneceram, às lideranças sociais e comunitárias, aos servidores da Casa que mesmo sendo constrangidos a não colaborarem expressaram solidariedade e apoio, e às autoridades que participaram ativamente na construção das diretrizes que tomamos em favor das categorias”, finalizou.

Davi Max- Assessor de Comunicação da Vereadora Rose Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário