sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Brasil - "Queda de Homicídios em São Paulo é obra do PCC, não da Polícia".

  prof. Graham Willis da Univ. de Cambridge
 - Inglaterra. 
SP 247 - O pesquisador canadense Graham Willis criticou o anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), comemorando a queda no número de homicídio no estado para 8,73 por 100 mil habitantes - abaixo de 10 por 100 mil pela primeira vez desde 2001.
Para um pesquisador que acompanhou a rotina de investigadores de homicídios em São Paulo, o responsável pela queda é o PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção que atua dentro e fora dos presídios do Estado.  "A regulação do PCC é o principal fator sobre a vida e a morte em São Paulo. O PCC é produto, produtor e regulador da violência", diz o canadense Graham Willis em reportagem da BBC Brasil.
Willis é professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e lança nova luz sobre a chamada "hipótese PCC", num trabalho de imersão que acompanhou a rotina de policiais do DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) de São Paulo entre 2009 e 2012.
O trabalho questiona teorias que, segundo Willis, procuram apoio em "quase tudo" para explicar o notório declínio da violência homicida em São Paulo: mudanças demográficas, desarmamento, redução do desemprego, reforço do policiamento em áreas críticas.
Em geral, a argumentação de Willis é a seguinte: a queda de 73% nos homicídios no Estado desde 2001, marco inicial da atual série histórica, é muito brusca para ser explicada por fatores de longo prazo como avanços socioeconômicos e mudanças na polícia.
Leia reportagem da BBC Brasil na íntegra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário