domingo, 24 de abril de 2016

Livro. Lavouras Transgênicas – riscos e incertezas: mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos reguladores de OGM’s.

Acesse o livro aqui
Os impactos da cultura transgênica para o meio ambiente e para a saúde humana são discutidos em grande escala protagonizando um verdadeiro cabo de guerra. 

De um lado, alguns pesquisadores e organizações comprometidas com a soberania e segurança alimentar, agro biodiversidade e sustentabilidade; do outro, grandes empresas de biotecnologia economicamente interessadas no tema.

Para estimular esse debate, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) lançou no final de setembro o livro Lavouras Transgênicas – riscos e incertezas: mais de 750 estudos desprezados pelos órgãos reguladores de OGMs.
Com autoria de Gilles Ferment, Leonardo Melgarejo, Gabriel Bianconi Fernandes e José Maria Ferraz a publicação traz 750 indicações de textos oriundos de renomados institutos de pesquisa de todo o mundo, onde cientistas alertam para os riscos e incertezas envolvidos na liberação ambiental massiva de plantas transgênicas.
Evidenciando a ausência de consenso científico com relação aos impactos dos transgênicos sobre a saúde, a obra provoca reflexões sobre os problemas decorrentes do uso desse tipo de biotecnologia.
Compondo o hall de maiores produtores de transgênicos do mundo e com uma série de projetos e instrumentos legais encaminhados para facilitar ainda mais o acesso e produção de organismos geneticamente modificados (OGM), o Brasil segue na contramão de países europeus já que começaram a rever sua legislação acerca da tecnologia transgênica.
Acesse o livro aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário