quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Polícia Federal desarticula grupo criminoso que desviava recursos públicos em Cantá/RR.

PF desarticula grupo criminoso que desviava recursos públicos em Cantá/RR
Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou hoje (15/12) a Operação Libertatem II, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por desvios de recursos públicos e fraudes em licitações ocorridas no município de Cantá/RR.
Estão sendo cumpridos 51 mandados de busca e apreensão, 50 mandados de condução coercitiva e 9 mandados de afastamento de servidores públicos dos cargos, nos municípios de Boa Vista/RR e Cantá/RR.
A principal investigada é a prefeita do município, que foi afastada do cargo e conduzida coercitivamente à sede da Polícia Federal em Roraima, juntamente com secretários e servidores daquele município, que também foram afastados do cargo, todos investigados pela PF por fraudes que culminaram no desvio de R$ 20 milhões em recursos públicos da saúde e educação em Cantá/RR.
Apurou-se que servidores da Prefeitura do Cantá, chefiados pela prefeita, secretários de finanças, saúde e educação e chefe da CPL, montavam processos licitatórios em uma empresa investigada para justificar os pagamentos feitos a empresas de fachadas ou empresas com diversos objetos sociais. A investigação concluiu ainda que, no caso de empresas de fachada, a prefeita ficava com 90% do valor desviado, ficando o restante distribuído entre demais servidores, os empresários e os donos das empresas de fachada. No caso de empresas com diversos objetos sociais, a parte do dono da empresa participante aumentava, pois colocava sua empresa no esquema criminoso.
Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, dispensa irregular de licitação e crimes de responsabilidade de prefeito.
O nome Libertatem remete ao termo liberdade em latim, em relação à cessação da submissão da população do município de Cantá à organização criminosa investigada. Há constantes prejuízos à saúde e educação naquele município, decorrente dos desvios de recursos públicos.
Outras informações podem ser obtidas, às 10h30, na Superintendência da Polícia Federal em Roraima.
Entenda o caso
A primeira fase da Operação Libertatem foi deflagrada em 30/11/2015, em atuação conjunta da Polícia Federal com a CGU. Em 14/12/2015, foi preso pela Polícia Federal o secretário do município de Cantá por movimentação de contas públicas com aval da prefeita e afastado de cargo público um dos investigados pelos desvios de recursos públicos.
Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima - Contato: (95) 3621-1512.

Nenhum comentário:

Postar um comentário