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Em iniciativa inédita, o OSSJ (Observatório Social de São José)
ajuizou, neste sábado (25), a sua primeira ACP (Ação Civil Pública) em face
da CMSJ (Câmara Municipal de São José) em que pede mais publicidade e
transparência no Processo Legislativo, com base no princípio constitucional
da publicidade e na Lei de Acesso à Informação.
Argumentou-se que o Poder Legislativo josenfense, diferente do que já
faz a ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), não publica
os principais atos do Processo Legislativo no Diário Oficial, como, por
exemplo, os Projetos de Lei e suas respectivas Justificativas/Exposições de
Motivos; as Emendas aos Projetos de Lei; as Ordens do Dia de cada Sessão; as
Atas de Audiências Públicas; os Pareceres das Comissões Permanentes; as Atas
das Comissões Permanentes e das Sessões do Plenário; as Redações Finais e os
Autógrafos; e as Mensagens de Veto.
Demonstrou-se ainda que o Legislativo de São José não dá transparência
ativa, disponibilizando a íntegra os Processos Legislativos em tramitação na
Casa de Leis, no Sistema Legislador (utilizado como Portal de Transparência),
atualizando-os concomitantemente com os atos praticados. Neste caso,
ilustrou-se como paradigma a Câmara Municipal de Blumenau que utiliza o mesmo
sistema e garante aos cidadãos blumenauenses o acesso integral, de acordo com
o trâmite, ao Processo Legislativo.
O OSSJ, que atua na fiscalização dos atos e gastos públicos no
Município de São José, tem dificuldades para exercer sua principal função,
que é fiscalizar, devido à falta de transparência e, sobretudo, de dados
abertos, que, depois de trabalhados pelo Núcleo de Informações Estratégicas
da Entidade, são utilizados como subsídio nas análises e auditorias.
Com essa linha de atuação o OSSJ pretende intensificar as medidas para
fomentar a transparência plena do Governo Municipal de São José, a fim de
torná-lo referência nacional na matéria. Os temas que já estão sendo
trabalhados pela Associação são os seguintes:
OBJETO
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TIPO
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Relatório
Analítico da Folha de Pagamento detalhando todos os eventos (salário base,
proventos, vantagens especificadas, vencimentos, descontos especificados,
líquido, etc.)
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Formato
dados abertos – dados analíticos da folha de pagamento
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Relatório
de patrimônio público (imóveis, móveis, veículos e estoques)
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Formato
dados abertos
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Relatório
de Alvarás de Construção e Habite-ses de Edificações expedidos
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Publicidade
mensal e Formato dados abertos
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Relatório
de serviços públicos (lista para consultas, lista para exames, medicamentos
em estoque por Unidade de Saúde, etc.)
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Formato
dados abertos
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Relatório
de prestação de serviços contratados (terceirizados, merenda escolar,
coleta de lixo, iluminação pública, etc.)
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Formato
dados abertos
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Receitas
de concessões de serviços públicos (Zona Azul, Remoção de Veículos, Água e
Esgoto, etc.)
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Formato
dados abertos
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Produção
legislativa (para produzir o ranking da atuação dos Vereadores).
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Formato
dados abertos
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Processos
Administrativos de Licitações, contratos, concessões, benefícios fiscais,
etc.
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Processo
Administrativo Eletrônico, integralmente disponível
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