sexta-feira, 15 de março de 2019

PR/MA e CEGR realizam Roda de Conversas em homenagem às mulheres.

A conversa expôs os papéis da mulher atualmente e as dificuldades enfrentadas na sociedade em busca da igualdade de gênero.

Foto dos participantes da Roda de Conversas em homenagem às mulheres, realizada pela Comissão Especial de Gênero e Raça da PR/MA.
Participantes da Roda de Conversas em homenagem às mulheres, realizada pela Comissão Especial de Gênero e Raça da PR/MA
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado, na PR/MA, com a Roda de Conversas “O papel da mulher, avanços alcançados e a alcançar”, promovida pela Comissão Especial de Gênero e Raça (CEGR), que contou com a participação de convidadas e integrantes da PR/MA.
O momento foi de reflexão sobre a data em homenagem à mulher, celebrado no último dia 8 de março, e sobre os desafios de ser mulher, os preconceitos e as dificuldades enfrentadas em uma sociedade em que a igualdade de gênero ainda parece distante. Apesar de muitas conquistas, as mulheres ainda são, muitas vezes, sobrecarregadas com o trabalho doméstico e cuidado com os filhos, vítimas de assédios e violências físicas, psicológicas e morais e precisam, ainda, lutar por respeito, visibilidade, igualdade e representatividade nas diversas esferas da sociedade.
Roda de Conversas realizada pela Comissão Especial de Gênero e Raça da Procuradoria da República no Maranhão
Participantes da Roda de Conversas em homenagem às mulheres, realizada pela Comissão Especial de Gênero e Raça da PR/MA
A procuradora da República no Município de Caxias, Marília Figueiredo, explica o objetivo do primeiro evento da CEGR. “Essa é a primeira ação da Comissão, que foi formada no fim do ano passado. O objetivo inicial é trabalhar o público interno, a Instituição. É necessário que em nosso dia a dia exista uma reflexão sobre o tratamento, o papel e o espaço da mulher dentro do MPF e das questões de gênero e raça. Estamos gratos pela participação e empenho de todos para o sucesso da Roda de Conversas”, declarou.
A Diretora da Casa da Mulher Brasileira desde Outubro de 2017, Susan Lucena Rodrigues, uma das convidadas para a Roda de Conversas, destaca a importância de ter um momento para discutir o tema. “É interessante ter um espaço como esse para podermos dialogar sobre os novos espaços ocupados pela mulher. Ainda bem que hoje podemos notar uma mudança na ideia de “Dia da mulher”, na perspectiva de que nossa luta é constante, diária, pela garantia de direitos de todas as mulheres. É muito bom ver que os homens estão somando a isso, dialogando, trocando experiências, para fortalecer a luta e chegar a igualdade de gênero que nós tanto esperamos”, disse.
Nissa Furtado, membro da CEGR, demonstrou a felicidade por fazer parte de um projeto tão importante e falou sobre as expectativas de bons frutos. “Ficamos muito animados com a realização do evento por ser o primeiro da Comissão. O tema é bem geral “os desafios de ser mulher no nosso tempo” e as convidadas, mulheres que atuam fortemente na defesa dos direitos das mulheres, enriquecem mais ainda a conversa. O importante é que todos saiam da conversa com mais informação e mais consciência do tema”, concluiu.
Roda de Conversas realizada pela Comissão Especial de Gênero e Raça da Procuradoria da República no Maranhão
Participantes da Roda de Conversas em homenagem às mulheres, realizada pela Comissão Especial de Gênero e Raça da PR/MA
O procurador-chefe, José Leite Filho, afirmou que a iniciativa é muito relevante diante do momento em que a sociedade está vivendo. “Primeiramente, é importante parabenizar a Procuradora Marília Figueiredo, que foi a idealizadora e se esforçou de forma bastante meritória para a realização do evento. A origem da Roda de Conversas foi a movimentação da nossa Comissão Especial de Gênero e Raça e, oportunamente, a homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Do ponto de vista do MPF, damos um pequeno, mas relevante passo no sentido de ampliar espaços que possam identificar e corrigir problemas relacionados a questões de gênero e equidade no ambiente de trabalho da Procuradoria da República no Maranhão. Esperamos que isto, embora seja interno, possa vir a ser um modelo replicado em outras instituições”, finalizou.
Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no Maranhão
 Tel: (98) 3213 -7161. E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br - Twitter: @MPF_MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário