segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio.


Bem vindos ao setembro amarelo, durante este mês faremos uma maratona de eventos visando dar visibilidade ao enfrentamento a esta doença, uma verdadeira epidemia chamado de suicídio. Os trabalhos estarão focados na identificação das causas e como preveni-las, e também abordaremos a pósvenção.  

Não se abordará apenas o suicido, mas a depressão, a automutilação e o bullying, fazendo  uma abordagem, clara, direta e abrangente, serão dezenas de profissionais e centenas de voluntários mobilizados, focados na defesa da vida.  

Como surgiu o setembro amarelo?



Segue abaixo Texto Escrito pela Promotora Cristiane Lago.






Falando sobre...


O Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio foi criado em 2016, a partir de um Protocolo de Intenções firmado por muitos órgãos públicos preocupados com o suicídio enquanto fenômeno social complexo, mas passível de prevenção.

Entre as instituições que assinaram o mencionado Protocolo estava o Ministério Público Estadual, que atualmente coordena o Fórum que é formado por representantes de órgãos de todos os entes da Federação, como por exemplo, do Ministério da Saúde, do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas Estadual, das Secretarias Estaduais de Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Participação Popular, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Segurança Pública; Secretarias Municipais de Saúde, Educação, da Criança e Assistência Social e pelo Instituto Municipal de Paisagem Urbana, bem como por representantes da sociedade civil e de instituições privadas, como igrejas e partidos políticos, além de empresas de comunicação.

Caminhada realizada na manhã do dia 1° de setembro na Lagoa em São Luís.
A campanha em 2019.
Este ano, o Fórum realizará uma campanha denominada Rede do Bem: estamos aqui para ajudar, visando informar e sensibilizar a sociedade maranhense sobre a importância e a relevância das lesões autoprovocadas como problemas de saúde pública, mostrando para a população os locais públicos e privados disponíveis para o atendimento de pessoas em sofrimento psíquico agudo ou crônico, além de apresentar atividades e serviços que podem ser instrumentos eficazes de prevenção.

Segundo estudiosos do tema, os dois principais fatores de risco são: tentativa prévia de suicídio e doença mental. Destacam, ainda, outros fatores como desesperança, desespero, desamparo e impulsividade. A Idade também deve ser levada em consideração, pois o suicídio em jovens aumentou em todo o mundo, inclusive no Brasil, e as motivações são complexas, envolvendo uso indevido de drogas, problemas familiares, emocionais e sociais, abuso físico e sexual na infância.

São Luís/MA. Dia 1° de setembro durante a tarde na Av. Litorânea, caminhada de conscientização com distribuição de abraços e panfletos. 
Considerando essas informações, a Campanha Rede do Bem: estamos aqui para ajudar tem como principal público alvo os estudantes de escolas públicas, Municipal e Estadual, entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade e, durante todo o Dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, desenvolverá, a partir das 8h, na Praça Nauro Machado, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e na Casa Huguenote Daniel de La Touche, no Centro, em São Luís, atividades culturais gratuitas, como apresentações teatrais, de músicas, exposições de livros, de arte, contação de histórias, além de prestação de serviços de saúde e de orientação sobre alimentação saudável e atividades físicas.

São Luís/MA. Dia 1° de setembro durante a tarde na Av. Litorânea, caminhada de conscientização com distribuição de abraços e panfletos. 
Serão realizadas, também, Rodas de Conversas sob o comando de profissionais experientes na área de saúde emocional e mental da Polícia Militar, do Centro de Valorização da Vida – CVV, do Tribunal de Justiça, das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e do Instituto Ruy Palhano. 

Nesse evento gratuito e aberto ao público, a abertura, às 8h, contará com a apresentação do Coral do Ministério Público Estadual e, no encerramento, às 17h, com o show do cantor maranhense Marquinho Leite.

Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e a Campanha Rede do Bem: estamos aqui para ajudar.


Cristiane Gomes Coelho Maia Lago é Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Coordenadora do Centro Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual – CAOp-DH. Professora da Faculdade SVT. 


Texto originalmente publicado no Jornal do Maranhão da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário