quarta-feira, 27 de março de 2013

Salve – 27 de março - Dia Mundial do Teatro.



O teatro é o local onde as artes se compreendem e se completam. Os profissionais que atuam nos palcos são dignos de admiração e honra, pois transmitem o mito, o real e o inimaginável através dos gestos, falas e movimentos. A Secretaria Municipal de Cultura felicita a todos os que atuam e admiram essa arte milenar de entretenimento.

A cidade de Araçatuba conta com dois teatros públicos (Teatro Castro Alves e Paulo Alcides Jorge), dois particulares (Teatro Unip e COC), e um anfiteatro estadual (IE Manoel Bento da Cruz).

“Fazer teatro não se resume no entretenimento, idealização ou simples representação da vida, mas principalmente na capacidade de proporcionar uma investigação do nosso EU!”
Carlos Paupitz

O teatro e o seu dia

O dia mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.

A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. 
 
Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
 
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Por que o Brasil tem o carro mais caro do mundo?

Postado em: 27 mar 2013 às 16:22

A margem de lucro das montadoras no Brasil chega a ser três vezes maior que a de outros países. Em nenhum país do mundo onde a indústria automobilística tem um peso importante no PIB, o carro custa tão caro para o consumidor

O Brasil tem o carro mais caro do mundo. Por quê? Os principais argumentos das montadoras para justificar o alto preço do automóvel vendido no Brasil são a alta carga tributária e a baixa escala de produção. Outro vilão seria o “alto valor da mão de obra”, mas os fabricantes não revelam quanto os salários – e os benefícios sociais – representam no preço final do carro. Muito menos os custos de produção, um segredo protegido por lei.

brasil carro mais caro mundio
Lucro, e não imposto, faz brasileiro pagar o carro mais caro
A explicação dos fabricantes para vender no Brasil o carro mais caro do mundo é o chamado Custo Brasil, isto é, a alta carga tributária somada ao custo do capital, que onera a produção. Mas as histórias que você verá a seguir vão mostrar que o grande vilão dos preços é, sim, o Lucro Brasil. Em nenhum país do mundo onde a indústria automobilística tem um peso importante no PIB, o carro custa tão caro para o consumidor.

A indústria culpa também o que chama de Terceira Folha pelo aumento do custo de produção: gastos com funcionários, que deveriam ser papel do estado, mas que as empresas acabam tendo que assumir, comocondução, assistência médica e outros benefícios trabalhistas.

Com um mercado interno de um milhão de unidades em 1978, as fábricas argumentavam que seria impossível produzir um carro barato. Era preciso aumentar a escala de produção para, assim, baratear os custos dos fornecedores e chegar a um preço final no nível dos demais países produtores.

Pois bem: o Brasil fechou 2010 como o quinto maior produtor de veículos do mundo e como o quarto maior mercado consumidor, com 3,5 milhões de unidades vendidas no mercado interno e uma produção de 3,638 milhões de unidades.

Três milhões e meio de carros não seria um volume suficiente para baratear o produto? Quanto será preciso produzir para que o consumidor brasileiro possa comprar um carro com preço equivalente ao dos demais países?

Segundo Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, “é verdade que a produção aumentou, mas agora ela está distribuída em mais de 20 empresas, de modo que a escala continua baixa”. Ele elegeu um novo patamar para que o volume possa propiciar uma redução do preço final: cinco milhões de carros.

A carga tributária caiu e o preço do carro subiu

O imposto, o eterno vilão, caiu nos últimos anos. Em 1997, o carro 1.0 pagava 26,2% de impostos, o carro com motor até 100cv recolhia 34,8% (gasolina) e 32,5% (álcool). Para motores mais potentes o imposto era de 36,9% para gasolina e 34,8% a álcool.

Hoje – com os critérios alterados – o carro 1.0 recolhe 27,1%, a faixa de 1.0 a 2.0 paga 30,4% para motor a gasolina e 29,2% para motor a álcool. E na faixa superior, acima de 2.0, o imposto é de 36,4% para carro a gasolina e 33,8% a álcool.

Quer dizer: o carro popular teve um acréscimo de 0,9 ponto percentual na carga tributária, enquanto nas demais categorias o imposto diminuiu: o carro médio a gasolina paga 4,4 pontos percentuais a menos. O imposto da versão álcool/flex caiu de 32,5% para 29,2%. No segmento de luxo, o imposto também caiu: 0,5 ponto no carro e gasolina (de 36.9% para 36,4%) e 1 ponto percentual no álcool/flex.

Enquanto a carga tributária total do País, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, cresceu de 30,03% no ano 2000 para 35,04% em 2010, o imposto sobre veículo não acompanhou esse aumento.

Isso sem contar as ações do governo, que baixaram o IPI (retirou, no caso dos carros 1.0) durante a crise econômica. A política de incentivos durou de dezembro de 2008 a abril de 2010, reduzindo o preço do carro em mais de 5% sem que esse benefício fosse totalmente repassado para o consumidor.

As montadoras têm uma margem de lucro muito maior no Brasil do que em outros países. Uma pesquisa feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, da Inglaterra, mostrou que algumas montadoras instaladas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes e que grande parte desse lucro vem da venda dos carros com aparência fora-de-estrada. 

Derivados de carros de passeio comuns, esses carros ganham uma maquiagem e um estilo aventureiro. Alguns têm suspensão elevada, pneus de uso misto, estribos laterais. Outros têm faróis de milha e, alguns, o estepe na traseira, o que confere uma aparência mais esportiva.

A margem de lucro é três vezes maior que em outros países

O Banco Morgan concluiu que esses carros são altamente lucrativos, têm uma margem muito maior do que a dos carros dos quais são derivados. Os técnicos da instituição calcularam que o custo de produção desses carros, como o CrossFox, da Volks, e o Palio Adventure, da Fiat, é 5 a 7% acima do custo de produção dos modelos dos quais derivam: Fox e Palio Weekend. Mas são vendidos por 10% a 15% a mais.

O Palio Adventure (que tem motor 1.8 e sistema locker), custa R$ 52,5 mil e a versão normal R$ 40,9 mil (motor 1.4), uma diferença de 28,5%. 

No caso do Doblò (que tem a mesma configuração), a versão Adventure custa 9,3% a mais.

O analista Adam Jonas, responsável pela pesquisa, concluiu que, no geral, a margem de lucro das montadoras no Brasil chega a ser três vezes maior que a de outros países.

O Honda City é um bom exemplo do que ocorre com o preço do carro no Brasil. Fabricado em Sumaré, no interior de São Paulo, ele é vendido no México por R$ 25,8 mil (versão LX). Neste preço está incluído o frete, de R$ 3,5 mil, e a margem de lucro da revenda, em torno de R$ 2 mil. Restam, portanto R$ 20,3 mil.

Adicionando os custos de impostos e distribuição aos R$ 20,3 mil, teremos R$ 16.413,32 de carga tributária (de 29,2%) e R$ 3.979,66 de margem de lucro das concessionárias (10%). A soma dá R$ 40.692,00. Considerando que nos R$ 20,3 mil faturados para o México a montadora já tem a sua margem de lucro, o “Lucro Brasil” (adicional) é de R$ 15.518,00: R$ 56.210,00 (preço vendido no Brasil) menos R$ 40.692,00.

Isso sem considerar que o carro que vai para o México tem mais equipamentos de série: freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos. O motor é o mesmo: 1.5 de 116cv.

Será possível que a montadora tenha um lucro adicional de R$ 15,5 mil num carro desses? O que a Honda fala sobre isso? Nada. Consultada, a montadora apenas diz que a empresa “não fala sobre o assunto”.

Na Argentina, a versão básica, a LX com câmbio manual, airbag duplo e rodas de liga leve de 15 polegadas, custa a partir de US$ 20.100 (R$ 35.600), segundo o Auto Blog.

Já o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, 37% a menos do que o consumidor brasileiro paga por ele: R$ 88 mil.

Correio do Estado

Matéria publicada de: 

O deputado Pastor Marco Feliciano do PSC é mantido na Presidencia da Comissão de Direitos Humanos e vaticina que só sai da referida comissão morto, ampliando assim a tensão na Câmara dos Deputados.


 

Depois de dizer que só deixa a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara morto, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) assegurou apoio partidário para permanecer no cargo ontem. 
O PSC optou por manter o pastor na cadeira mesmo sob a pressão de ativistas dos direitos humanos e da cúpula da Casa. 

A decisão deve acirrar a queda de braço no colegiado, que tem reunião marcada para hoje. 

Ao ganhar fôlego ontem no comando da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) tentará novamente hoje comandar uma reunião do colegiado. 

O pastor evangélico acusado de sustentar posições racistas e homofóbicas tem sido alvo de protestos de ativistas de direitos humanos desde que assumiu o cargo no início do mês. 

Mesmo sob fogo cruzado, o religioso disse ontem que a sessão está mantida e que ele tomará "algumas cautelas" para que não seja inviabilizada. 

Assegurou também que foi vítima de "sabotamento" na semana passada. Na ocasião, permaneceu menos de 10 minutos à frente do colegiado, retirando-se em seguida. 

Sem controle, a reunião acabou suspensa. 

Ele ainda não conseguiu levar com normalidade nenhuma sessão do colegiado. 

A ideia do deputado é consultar os seguranças da Casa sobre a possibilidade de aumentar o efetivo na comissão e selecionar quem terá acesso à reunião. 

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Mulher é condenada à morte por fazer topless em protesto.

Um clérigo muçulmano condenou à morte por lapidação uma jovem tunisina de 19 anos, que difundiu nas redes sociais uma foto sua fazendo topless com a frase em árabe: “O meu corpo me pertence e não representa a honra de ninguém”.

Amina, uma militante pelos direitos das mulheres, faz parte do Femen e postou a fotografia na segunda-feira.

amina condenada morte tunísia
Amina, de 19 anos, é condenada à morte por divulgar foto fazendo topless (Reprodução).
Na quarta-feira, o mesmo dia da condenação, um grupo de seguidoras do movimento no Facebook foi invadido por um hacker que se identifica como “Al Angur”. 

As imagens, dela e de outra jovem, foram substituídas por versículos do Corão. A fotografia do perfil também foi trocada pelo peito nu de um homem abrindo a camisa com os dizeres “Maomé, o enviado de Alá”.

O líder religioso Adel Almi, presidente de uma associação islâmica, sugeriu que a jovem fosse açoitada e apedrejada. A condenação, que provocou reações contra e a favor, foi emitida através de uma Fatwa, um decreto legal no Islã de eruditos religiosos. 

Após as declarações, outra tunisina postou na Internet uma foto sua em solidariedade com Amina, na qual também aparece com o peito descoberto.

Esta jovem, segundo a lei islâmica, merece receber entre 80 e 100 chicotadas, mas o que ela fez supera isso em muito, por isso deve ser apedrejada até à morte, disse o religioso na segunda-feira ao jornal tunisino Assabah News.

O protesto invulgar da jovem na Tunísia gerou críticas dentro da própria família de Amina, que a consideraram uma “ofensa ao pudor da mulher e ao Islã”. 

Os familiares apoiam a sua sentença de morte, de acordo com o site Algeria-focus.

“A nossa filha é vítima de manipulação mental, de lavagem cerebral. Devemos lutar contra este flagelo para salvar as nossas meninas”, disse a mãe da jovem, depois de expressar a sua indignação e vergonha pelo seu comportamento.

Em nota difundida na Internet, pais, tios e primos da jovem apoiam a condenação.
“Somos uma família muçulmana e não podemos aceitar essas práticas, que afetaram seriamente não só a nossa imagem, mas a imagem das mulheres tunisinas e da nossa religião, o Islã”, escreveram.

Numa entrevista na televisão argelina, a jovem mostrou a sua admiração pelas ativistas do Femen e a sua luta a favor da igualdade de gêneros. 

A tunisina admitiu que não imaginava que a foto pudesse causar tanta comoção. “É só uma maneira de passar uma mensagem. Não foi por motivos sexuais, mas para defender os direitos da mulher” – disse.

“Se eu postasse uma foto minha vestindo uma camiseta com o mesmo slogan, não teria qualquer impacto. Eu quero que a mensagem seja lida. O corpo de uma mulher é dela, não do seu pai, seu marido ou do seu irmão”, afirmou.

Diario Digital. Edição e tradução: Pragmatismo Político

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terça-feira, 26 de março de 2013

Vitória do Mearim. População enfurecida queima viatura e tenta invadir delegacia de polícia, querendo fazer justiça com as próprias mãos. Notícias de Ontem.

Foto de: pindare-noticias.blogspot.com.br
(Domingo, dia 17 de março de 2013). População de Vitória do Mearim se revolta após assassinato de jovem ocorrido ontem durante uma seresta no Bar Ponto Frio, três pessoas são acusadas de cometer o homicídio, sendo que um dos acusados foi preso pela manha, ao tomar conhecimento da prisão, uma grande quantidade de pessoas se dirigiu a delegacia de animos exaltados e com o próposito de tentar linchar o acusado. 
A policia pediu reforço para delegacias próximas e para o GTA, para retirar o acusado de Vitória do Mearim, até então várias tentativas foram realizadas mais os manifestantes avançavam perigosamente em direção a delegacia.
Depois de varias tentativas infrutiferas, a Policia conseguiu retirar o acusado de Vitória do Mearim, e revoltados os manifstantes tocaram fogo numa viatura policial.
 
A policia para conseguir retirar o acusado, teve de ser energica, usando spray de pimenta e bombas de efeito moral, com a intenção de embarcar o acusado no estadio municipal, porém usando fogos de artificio os manifestantes impediram que o helicoptero do GTA pousasse em segurança para o embarque do preso. 
Sabendo da intenção da polícia de retirar o preso da cidade por via terrestre, os revoltosos usando instrumentos perfurantes, furaram os pneus de todos as viaturas policiais estacionadas e que atendiam a ocorrencia. 
Somente com a chegada reforços de São Luís, Tropa de Choque (Ônibus com 50 Políciais Militares) e de várias guarnições dos demais municipios da região é que foi possível o deslocamento dos policiais com o prisioneiro para o Município de Arari e então ser efetuado a transferência do referido preso com segurança.
Até o termino desta matéria os outros dois acusados continuavam foragidos.
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Policia Federal prende homem com 45 mil comprimidos de ecstasy


 

Um homem de 43 anos foi preso com 45 mil comprimidos de ecstasy, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, na manhã de ontem. 

Segundo a Polícia Federal (PF), trata-se da maior apreensão da droga este ano no país. O suspeito é brasileiro e foi parado durante uma conexão em Brasília. 

Ele vinha de Amsterdã, na Holanda, e seu destino final era Florianópolis, onde a maior parte do entorpecente seria distribuída. 

Com ele, os policiais também encontraram 2,5 quilos de skunk, conhecida como “supermaconha”. “Analisamos o perfil dele e decidimos que ele deveria ser investigado. Então, passamos as malas pela máquina de raio-X e desconfiamos do conteúdo. 

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segunda-feira, 25 de março de 2013

Quadrilha presa que veio transferida de Imperatriz é acusada de assaltos a bancos no MA, PI, PA e TO.



Apresentados nesta segunda-feira (25), na Secretaria de Estado de Segurança Pública, membros de uma perigosa quadrilha de assaltantes de bancos no Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins. 
De acordo com a policia o grupo faz parte do bando de Ivo Maranhão, um dos assaltantes mais conhecidos e perigosos do Nordeste, preso em outra operação policial.  Foram apreendidos armas de grosso calibre e muita munição.


Foram presos:

1 - Antônio Carlos da Silva Santiago, o “Carlinhos garimpeiro”, 43 anos, natural de Presidente Dutra, preso em Buriticupu, líder da quadrilha; 

2 - Raimundo Muniz dos Santos, o “Velho”, 55 anos, natural de Imperatriz e preso em Açailândia; 

3 - Fabrício de Oliveira Sousa, 30 anos, também natural de Imperatriz, preso na cidade de Araguaína (TO); 

4 - Edmilcio Conceição Pereira, mais conhecido como “Bigode”, 56 anos, natural de Vitorino Freire; e 

5 - Maurício Sousa do Monte, 26 anos, natural de Imperatriz, soldado da Polícia Militar lotado no 12º Batalhão de Estreito, que era responsável pelo transporte das armas. 

6 - Ariosvaldo Silva Lima, o “Ari”, 29 anos; e 

7 - Wellington de Sousa Lima, conhecido como “Gigante”, 26 anos, ambos de Imperatriz.

Segundo a polícia, a quadrilha é especializada em assaltos e explosão de caixas eletrônicos. Eles são responsáveis pelos maiores assaltos no Maranhão, nas cidades de Vitorino Freire e Santa Helena. No roubo foram levados mais de R$ 2 milhões.

Segundo a polícia, Antônio Carlos da Silva Santiago, o “Carlinhos Garimpeiro”, apontado como o chefe da quadrilha, possui fazendas, postos de gasolina e casas.

Ele também possui mandados de prisão nos municípios de São Domingos, Zé Doca, Santa Helena e Vitorino Freire.

Armas e munições apreendidas na operação foram encontradas enterradas  em grandes tubos de PVC, manobra que dificultava a investigação da polícia.


Dentre o material apreendido estão três escopetas calibre 12, um fuzil AK 47, uma carabina ponto 30, um fuzil de ferrolho 458, 585 munições, sendo 82 de calibre 762 cano longo; 80 de calibre ponto 30; 333 de calibre 762 cano curto e 90 de calibre 12, cerca de 4 kg de explosivos, cinco espoletas e ainda máscaras e luvas utilizadas para disfarce nos assaltos.

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