quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alemanha - Presidente do Deustche Bank recebeu carta-bomba


Presidente do Deustche Bank recebeu carta-bomba
       por LusaHoje- Fotografia © Fabian Bimmer/Reuters.

Uma carta endereçada ao presidente executivo do Deutsche Bank, Josef Ackermann, que foi interceptada na empresa, depois de ter sido radiografada por o seu conteúdo despertar suspeitas, tinha de facto uma bomba, revelou hoje a polícia alemã. 

As autoridades recusaram-se, no entanto, a divulgar a composição dos explosivos que estavam dentro do envelope, para não prejudicar as investigações em curso, segundo um porta-voz da polícia judiciária de Hessen.

A carta chegou na quarta à sede o Deutsche Bank, em Frankfurt, endereçada a Ackermann, e com o remetente do Banco Central Europeu, mas quando foi radiografada no posto de correios da instituição - um procedimento de segurança normal, despertou suspeitas. 

Os funcionários do posto chamaram a polícia, que desativou a carta armadilhada, com a ajuda de especialistas. Uma fonte policial ainda tinha dito na quinta-feira de manhã, no entanto, que a carta não continha explosivos. O Deutsche Bank reforçou entretanto as medidas de segurança, e avisou também as suas filiais no estrangeiro para fazerem o mesmo. 

Ackermann é uma das personalidades mais conhecidas e também mais controversas, da vida pública alemã. O gestor helvético geriu com sucesso o Deutsche Bank nos últimos anos, mas publicamente foi alvo de duras críticas, e até de ameaças de morte. Ackermann tenciona abandonar a presidência executiva do maior banco privado alemão em maio, e ao contrário do que foi inicialmente anunciado, não assumirá a presidência do conselho de administração.

O movimento de protesto Occupy, que desde 15 de outubro montou acampamento junto à sede do Banco Central Europeu, e recentemente tentou perturbar uma conferência, onde Ackermann discursou, em Hamburgo, já se distanciou da tentativa de atentado. "Condenamos todas as ações violentas, temos outras hipóteses de protestar", disse em Frankfurt um portas voz deste movimento à cadeia de televisão n-tv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário