quarta-feira, 30 de maio de 2012

UFMA. Divulgação científica e direitos humanos é o tema do encontro regional das rádios comunitárias.

Blog do Ed Wilson
Será realizado em 31 de maio e 1º de junho, no campus do Bacanga, o I Encontro de Rádios Comunitárias para Divulgação Científica e Direitos Humanos, com a participação de comunicadores populares de 10 microregiões do Maranhão e área metropolitana de São Luís.

O evento é uma parceria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), UFMA, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc).

A abertura do encontro acontecerá dia 31 de maio (quinta-feira), às 14h, na sala B – 106, no Centro de Ciências Sociais (CCSo). O encontro é um pré-evento da 64ª Reunião da SBPC, que será realizada em julho, na UFMA, com o tema “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”

No eixo dos debates está o potencial das pequenas emissoras como parceiras do ambiente acadêmico e nas políticas de cidadania. “As rádios comunitárias localizadas em bairros, nos pequenos e médios municípios podem ser aliadas importantes na divulgação científica e na difusão das diretrizes de direitos humanos”, aponta o presidente da Abraço-MA Luis Augusto Silva Nascimento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

31 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
14:00 – Abertura (Central de Comunicação UFMA/SBPC, Departamento de Comunicação da UFMA, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, ABRAÇO-MA e SINDSEP)
14:30 – Palestra da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC)
16:00 – Lanche
16:15 – Palestra com representante da SBPC/UFMA (Margareth), pró-reitor de Extensão da UFMA (Luis Amaral: SBPC Cultura e SBPC Jovem), Setor de Acessibilidade da UFMA (Evandro Guimarães) e Central de Comunicação SBPC/UFMA (Zefinha Bentivi)
17:30 – Lançamento do livro “Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da Comunicação” (prof. Ed Wilson Araújo)

DIA 1º DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
08:00 – Orientações sobre a renovação das outorgas para rádios comunitárias (engenheiro Abilio Franco)
09:00 – Cenários do movimento de rádios comunitárias (ABRAÇO-MA) e prof. Cicilia Peruzzo (Universidade Metodista de São Paulo)
10:00 – Lanche
10:15 – Oficina de radiojornalismo ou locução (a definir)
12:00 – Almoço
14:00 – As rádios comunitárias e o direito à Comunicação (advogado Rodrigo Pires Ferreira Lago OAB-MA) 9128 8774
16:00 – Lanche
16:15 – Mesa redonda: ”As rádios comunitárias e o Curso de Comunicação da UFMA – uma parceria possível” (profª Rose Ferreira, prof. Francisco Gonçalves e prof. Ed Wilson Araújo)
18:00 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário