terça-feira, 29 de maio de 2012

Maranhão. Vice-governador media encontro entre empresas de ferro gusa e Greenpeace .

Vice-governador reunido com rep. das ferro-gusa e do  Greenpeace
O vice - governador Washington Luiz intermediou, na tarde desta segunda-feira (28), na Sala de Reuniões do Palácio Henrique de La Rocque, reunião entre representantes das empresas de ferro gusa e ativistas do grupo Greenpeace.
 
Ao final do encontro, ficou acordada para o dia 15 de junho a assinatura de um termo de compromisso a ser celebrado em São Luís, com uma série de procedimentos a serem adotados pelas indústrias. 

Entre os critérios mínimos que constarão do documento, estão a identificação e exclusão da lista os fornecedores de carvão vegetal que não cumprem as leis brasileiras; exigência de que toda a cadeia de suprimento da empresa não seja envolvida na destruição de florestas nativas; que os fornos sejam alimentados por plantações de eucalipto (desmatamento zero); e rejeições quanto à invasão de terras indígenas e ao trabalho escravo.
A reunião foi acompanhada por diversas entidades
Participaram da reunião o secretário Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), os adjuntos David Fernandes (Indústria e Comércio), Cesar Carneiro (Meio Ambiente); o diretor da Campanha Amazônica do Greenpeace, Paulo Adário; o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa (Sifema), Marcos Martins Souza; o diretor da Viena Siderúrgica, José Romeu dos Santos Júnior; o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto; o presidente da OAB/MA, Mário Macieira; e representantes de entidades ambientalistas, comunitárias e empresariais.  

Na avaliação do Washington Luiz, a reunião foi muito produtiva porque os empresários se comprometeram a ler e consultar o documento apresentado pelo Greenpeace e, após a avaliação dos itens, devem assinar o termo na data acertada pelas instituições. 

“O Governo do Maranhão está fazendo a sua parte institucional ao monitorar as questões ambientais por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Saio deste encontro convicto de que cumprimos nosso papel que é o de promover o melhor para o Maranhão”, firmou Washington Luiz. 
Paulao Adário mostra áreas de desmatamento para o vice - governador
Passo importante. Para o diretor do Greenpeace, Paulo Adário, que ficou acorrentado a um navio durante o protesto feito pelo movimento ambientalista no Porto do Itaqui, foi dado um passo importante, porque contou com o envolvimento de todos os atores e houve avanço na pauta de negociações. 
 
“Quero agradecer a participação do vice-governador Washington Luiz porque apresentamos uma lista mínima para produção de gusa usando carvão vegetal.
 
 Portanto, queremos que as empresas assinem estes critérios, inclusive os que não compareceram ao encontro”, enfatizou Paulo Adário.

Conforme o diretor da Viena Siderúrgica, José Romeu, tudo que possa melhorar e qualificar os processos de produção será bem aceito pela empresa. “Estamos sempre abertos para ouvir sugestões. Inclusive, todo o carvão que consumimos está licenciado. Assumimos o compromisso, pois já monitoramos nossa cadeia, que estaremos na próxima reunião no dia 15”, afirmou.                                                     

(SECOM)
  FONTE: http://construindoumnovomaranhao.blogspot.com.br/2012/05/vice-governador-media-encontro-entre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário