Na batalha que se processa no mundo invisível, eles são os "soldados
do front". São eles que estão mais perto vibracionalmente de nós, e os
que podem ser vistos mais facilmente.
São eles que dão um reforço
energético em nossa aura, nos limpam de "mau-olhado" e botam obsessor
pra correr. Prestam auxílio da forma que podem, às vezes do único jeito
que sabem (ou devem) fazer (usando cigarro, bebida, símbolos ou fogo)
mas com muito mais desprendimento e boa vontade do que muitos
terapeutas por aí.
Mesmo os espíritos mais elevados precisam dos
humildes servidores da Umbanda pra trabalhar com as energias mais
densas, pois, devido a alta freqüência em que os seres mais elevados
estão, não podem atuar diretamente na matéria mais densa (que pra nós
ainda é invisível, como as energias liberadas por trabalhos de macumba,
miasmas mentais, etc).
Em retribuição, os espíritos de luz ensinam e
orientam os irmãos mais endurecidos para que ascendam e assumam postos
de trabalho em planos mais elevados, se o quiserem (dando oportunidade a
outro mais necessitado de trabalhar nas faixas inferiores).
Aprendi que a Umbanda é dividida em 7 vertentes, e que só uma delas (a Quimbanda, ou Kiumbanda) usa sangue.
E que o exu é, entre outras coisas, a "tropa de choque" do terreiro,
que cuida da segurança dos participantes.
Muitos ainda são espíritos
recém-saídos do mundo animal, tanto é que muitos não falam, e por isso
que têm uma forte energia anímica que a maioria dos médiuns mal consegue
controlar.
Por não ter ainda discernimento, podem acabar sendo
grosseiros e até fazendo o mal, se forem induzidos a isso, mas em
essência não são ruins. Os exus que trabalham na Quimbanda são chamados exu de Quimbas (ou Kimbas), que são os tais que dizem ser diabo e fazer o mal.
Mas, pra que serve a umbanda na espiritualidade? De forma simplista,
vou tentar responder, mesmo sem conhecer muito da Umbanda: Sempre irão
existir espíritos de pessoas que não querem ascender de imediato (e
talvez nem possam). Ficam rondando pelos bares, pelas ruas,
vampirizando, assediando, tomando uma pinga...
Aí então o espírito acaba descobrindo um terreiro de umbanda. É
interessante pro nível evolutivo dele, pois pode ganhar garrafas de
bebida (não vai precisar mendigar em bares) em despachos de
encruzilhada, galinha (eles tiram a essência, como se comessem) e vela
(não sei porque, mas muitos espíritos ADORAM vela acesa... alguém
sabe?).
Mas ele não pode ir chegando e incorporando (afinal, tem toda
uma diretoria do "lado de lá", com seguranças na porta - os exús - e hierarquia)
então ele pede pros donos do terreiro pra trabalhar ali, geralmente
começa como "office boy", fazendo serviços simples, e depois vai pegando
experiência com os espíritos que ali trabalham há mais tempo.
Dependendo do tipo de entidade que preside os trabalhos dos terreiros
daquela Umbanda, pode aprender tanto trabalhos bons quanto ruins. Mesmo
que seja ruim, isso já é uma evolução pro espírito, que já não vai estar
vagabundeando pela rua. E não pára por aí. Com a continuidade do
aprendizado e das experiências pelas quais ele passa nesse trabalho, o
espírito irá desenvolvendo o altruísmo, que é o fato de ajudar pelo
ajudar, sem recompensas.
Ele passa a AMAR o que faz, e tudo o que se faz
com amor mexe com a pessoa. Um belo dia se critica
se o que ele faz é certo. Ele vai percebendo que não precisa de
despachos e/ou oferendas pra ser útil, e nisso seu corpo espiritual vai
evoluindo juntamente com sua mente, a ponto de não precisar mais de
matéria densificada pra satisfazer seus desejos (aprende a se alimentar
de luz, das plantas, da energia que é doada espontaneamente pelas
pessoas agradecidas...).
Acaba se aproximando dos espíritos de hierarquia superior,
que dirigem os trabalhos da Umbanda, e é relocado para outras funções.
Vai pra uma escola onde aprende outras formas de magia, desta vez usando
luz, elementos da natureza renováveis - como água e plantas - e acaba
se tornando um espírito de luz,
podendo até, caso queira, dirigir outros terreiros de Umbanda e dar a
outros espíritos que estiverem perdidos na erraticidade da "vida após a
vida" a mesma oportunidade que ele um dia teve.
O que me fez falar sobre isso foi a leitura do texto do misterioso Sheik Al Kaparra (nick legal!) que trata justamente da desmistificação da AUM+BANDA
(é assim que ele chama), mostrando que a magia com que essas entidades
trabalham tem raízes no Tibet e na Índia.
Deixo o aviso de que, pra quem
está numa linha de Umbanda, textos acima, ou o do Al Kaparra trarão
distorções, diferenças e até mesmo contradições. Mas a idéia aqui é
apresentar uma visão mais ampla, prática e despojada, e que vocês
aperfeiçoem seus estudos, procurando se informar melhor à respeito desta
doutrina (como tudo, aliás, nesse blog).
Ler em espanhol (por Teresa)
Links: Diferença entre Candomblé e Umbanda;
Umbanda sem medo;
Centro espiritualista Caboclo Pery;
Templo de Umbanda Vozes de Aruanda;
Blog Orun Ananda
FONTE: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/04/umbanda.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário