quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Travestis criam um calendário com seus santos protetores.


Santa dos Incubados,  uma versão de Thor, e
 Nossa Senhora das Esquinas, de inspiração católica

Um grupo de travestis de Fortaleza (CE) lançou a segunda edição do “translendário” (fotos com referências religiosas, uma para cada mês do ano; ver vídeo abaixo) com o acréscimo de figuras que representam seus santos protetores.

Silvero Pereira, idealizador do calendário, disse que Thor, da mitologia nórdica, serviu para a criação da “Deusa dos Incubados”. Trata-se, segundo ele, de uma referência ao preconceito que impede gays de assumirem a sua sexualidade.

O calendário mostra ainda a “Nossa Senhora Protetora das Esquinas”, cuja criação se inspirou na santa católica. “A ideia dessa santa é proteger os travestis que se prostituem nas esquinas de todo o Brasil”, disse o diretor de arte Andrei Bessa.



Quadro de Dali inspirou
 travesti crucificado
Há também uma figura de um travesti crucificado que se baseia em um quadro de Salvador Dali. “Nós nos inspiramos em algumas religiões para criar nossos santos e deuses”, afirmou Bessa.

Silvero disse que o objetivo do calendário não é criar confusão, mas inserir os travestis na sociedade. “Por que um travesti não pode ser associado a uma religião?”

A produção e impressão do calendário custaram R$ 10 mil — dinheiro que veio de doações. Cada exemplar está à venda por R$ 25.
Com informação do G1.
Veja mais matérias a respeito.

Calendário espanhol mostra transexuais no papel de santas
outubro de 2009
Esta matéria foi publicada originalmente em:


http://www.paulopes.com.br/#ixzz2I9VrfPxX
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário