Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Abraji
(Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) organizou uma lista
com links para as principais organizações de jornalismo de interesse
público e sem fins lucrativos.
A relação foi divulgada originalmente na lista da Abraji, coordenada
por Guilherme, e pela qual ele faz transitar com frequência assuntos
relevantes para o jornalismo e para os jornalistas.
Estados Unidos
ProPublica: http://www.propublica.org
The Center for Public Integrity: http://www.publicintegrity.org
The Texas Tribune: http://www.texastribune.org
El Salvador
El Faro: www.elfaro.net
Chile
Ciper: http://ciperchile.cl
Brasil
Agência Pública: http://www.apublica.org
Rádios e universidades
Nas emissoras públicas americanas, como a PBS, há programas com financiamento independente. Este, por exemplo, de documentários, o Frontline: http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline
A rádio pública dos Estados Unidos também é muito boa. Aqui a NPR, National Public Radio: http://www.npr.org
A exemplo da PBS, também na NPR, os programas conseguem se organizar para ter financiamento externo. Destaque para MarketPlace: http://www.marketplace.org.
Alguns sites ligados a universidades cobrem o que está na vanguarda do jornalismo global. É o caso do Nieman Lab (http://www.niemanlab.org), do Poynter (http://www.poynter.org) e do Centro Knight para Jornalismo nas Américas (https://knightcenter.utexas.edu/pt-br).
Link da Matéria: http://blog.opovo.com.br/pliniobortolotti/agencias-de-jornalismo-sem-fins-lucrativos/?doing_wp_cron=1370170849.0211551189422607421875
Nenhum comentário:
Postar um comentário