terça-feira, 18 de junho de 2013

São Luís parou para ouvir “O Grito da Terra Maranhão 2013” – I.

Foto de Chico Barros

Uma manifestação pacífica reunindo aproximadamente cinco mil pessoas, vindo de todos os rincões deste nosso Estado. 

Foto de Chico Barros
Com uma coordenação impecável da FETAEMA, onde desde a concentração até a chegada no prédio do INCRA não se registrou um único ato de vandalismo praticado ou tentado. Além de seu desejo de melhores dias estes trabalhadores rurais traziam na bagagem sua pauta de reivindicações:

EM 2013 GRITAMOS POR:
  • Providencias urgentes nos casos de violência no campo;

  • Implantação e garantia de funcionamento da Ouvidoria e Delegacia Agrária Estadual;
  • Comissão permanente de Delegados (as) de polícia civil para investigar grilagens no Maranhão;
  • Implantação da Vara Agrária no Estado do Maranhão;
  • Agilidade no julgamento de casos envolvendo mortes de lideranças e de trabalhadores rurais, que tramitam há décadas no Judiciário, entre outras reivindicações que levem ao campo maranhense condições de vida com dignidade;

  •  Garantia no orçamento do Estado de recursos de no mínimo 5% do Orçamento para o fortalecimento da agricultura Familiar;
  •  Implementação de programas como: o PAA (Aquisição de Alimentos), PNAE (Alimentação Escolar);
  • Reestruturação do ITERMA e AGERP, e realização de concurso público;etc...


Foto de Chico Barros
Outra grata surpresa constatada durante o trajeto, foi a manifestação de apoio e a adesão a caminhada de alguns estudantes e o gesto de apoio expressivo dos trabalhadores, que acenavam dos ônibus e outros que saíram de seus locais de trabalho para dar sua mensagem de apoio aos participantes da marcha.

Foto de Chico Barros
O bloqueio do trafego nos dois sentidos no quilometro zero da Rodovia BR 135, teve como propósito chamar à atenção das autoridades para o atendimento da “Pauta de Reivindicação ao Governo do Maranhão 2013”.

Foto de Chico Barros
O deslocamento da Passeata com destino a Sede do INCRA iniciou por volta das 09:30 horas, de forma organizada, com o apoio imprescindível da Polícia Militar do Maranhão, garantindo a integridade física dos manifestantes.

Foto de Chico Barros
Trabalhando conjuntamente com a Polícia Militar, os Agentes de Trânsito da SMTT, usando "batedores" em motos e carros para controlar o trafego de veículos.

Foto de Chico Barros
Sempre que necessário interromperam o trafego de veículos nas ruas e transversais que coincidiam com o trajeto da passeata, que percorreu sem nenhum incidente parte da Avenida Guajajaras, descendo pela Avenida Santos Dumont até a Sede do INCRA, já nas proximidades do Bairro do Anil.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário