Texto de Roberto Malvezzi (Gogó).
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Quando
Francisco decidiu ir à Lampedusa – a ilha Italiana para onde migram os
africanos que querem viver na Europa - apenas para celebrar um réquiem pelos mortos
das travessias da África para a Europa, sem status de chefe de Estado, sem
nenhuma autoridade europeia ou italiana por perto, estava comprovado que ele
não veio para a mesmice. Ele vai a um lugar emblemático da crise humana
contemporânea.
Todos
os gestos e palavras desse Papa, entretanto, parecem ter chegado tarde demais,
sobretudo para nós latino-americanos.
O melhor de nossa Igreja, aquela intensa
diáspora para as periferias acontecida na década de 70 e 80 do século
passado, sofreu uma perseguição insana, numa articulação até hoje não muito
clara entre os impérios do mundo e o Vaticano.
Clérigo Nunzio Scarano, ligado ao Vaticano, é preso por lavagem de dinheiro. |
Quando
certos escritores escreviam sobre as mundaneidades do Vaticano, ou no Vaticano,
parecia mais fantasia que realidade. Mas, o enterro do mafioso Renatino no cemitério
dedicado aos cardeais a troco de um milhão de euros, o suicídio de Roberto
Calvi – presidente do banco Ambrosiano -, os escândalos no IOR, a recente
prisão do Nunzio Scarano, nos colocam diante de fatos, não de imaginações.
Portanto, é claro que o Vaticano ainda é considerado um espaço de influência
global e que os poderes do mundo – inclusive o crime organizado - o disputam
com toda ferocidade.
Claro
que não deveríamos nos escandalizar, afinal, onde está o ser humano, está sua
grandeza e miséria. Acontece que até pouco tempo a Igreja era a “sociedade
perfeita”, mesmo Agostinho já tendo declarado que ela era “santa e pecadora”,
portanto, cheia de defeitos como qualquer instituição humana.
Francisco tem
rosto humano, nele o reconhecimento dos próprios limites é uma força para os
mais fracos. Ele não teme admitir os problemas graves do Vaticano.
A
Igreja dos pobres e para os pobres, como quer Francisco, aquele que vai a
Lampedusa, parecia ter ficado no passado, ainda que restasse sempre “uma
semente nalgum canto de jardim”. Ele parece extemporâneo.
A América Latina
parece ter chegado tarde demais a Roma. Mas, o que é justo tem sua própria
força e os injustiçados existem aos bilhões.
Além do mais, Deus tem seu próprio
“time”.
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