quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Pontão de Cultura Escalet - Realiza o 3º Festival Nacional de Teatro em Floriano/PI, representam o Maranhão os Pontos de Culturas de Barra do Corda e de Santa Rita que apresentará o Espetáculo o Casamento de Maria Feia.

 

ESPETÁCULOS MONTADOS EM OFICINAS DO INTERIOR PARTICIPAM DE FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO.

Responsável por um dos maiores eventos cultural do Piauí, o Festival Nacional de Teatro, o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet ainda apóia a realização de oficinas de artes cênicas em diversos Pontos de Cultura do país. 

As oficinas de teatro são organizadas pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro - Escalet.

O resultado pode ser conferido pelo público de 18 a 22 de setembro, em Floriano, na terceira edição do Festival, que este ano homenageia o ator piauiense Francisco Pellé.

As oficinas, que aconteceram durante o primeiro semestre, foram realizadas por três oficineiros do Pontão “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, que circularam por seis cidades do Ceará, Maranhão e Piauí. As oficinas recebem ainda apoio financeiro para compra de figurinos e cenários para a montagem dos espetáculos.

Os grupos que participaram das oficinas apresentarão seus espetáculos na edição deste ano do Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes. 
Uma das oficineiras, Karina Batista, lembra que o motivo principal das oficinas é dar apoio profissional aos grupos iniciantes. “Apesar de trabalharem a algum tempo com teatro, os grupos ainda são inexperientes porque tem poucas oportunidades de profissionalização, e as oficinas do Pontão vem acrescentar conhecimento a esses grupos”, explicou ela.

Segundo Irinaldo Sousa, diretor do Grupo Raízes do Canindé, do Ponto de Cultura “Redescobrindo Nossa Cultura”, o Pontão dá um grande suporte a montagem de seu espetáculo. “Ele está nos trazendo uma oficina de formação de Artes Cênicas, e isso é um suporte na montagem do espetáculo que vamos apresentar no Festival”, explica o diretor, lembrando ainda que a participação no evento irá ampliar os horizontes do grupo.  

Os pontos de cultura que receberam oficinas apoiadas pelo Pontão foram: Ponto de Cultura Resgate das Raízes Culturais Nordestinas, de Floriano-PI, Ponto de Cultura Redescobrindo Nossa Cultura, de Conceição do Canindé-PI e o Ponto de Cultura Arte Viva em Parceria Com a Casa Nova Aliança, de Picos PI. 
Os pontos selecionados do Maranhão são Ponto de Cultura Fazendo Arte, de Barra do Corda, e o Ponto de Cultura Território Encantado Brasil Norte, de Santa Rita. 
 
No Ceará, o selecionado foi o Ponto de Cultura Arte na Praça de Guaraciaba do Norte.
 
Os grupos que participaram das oficinas apresentarão seus espetáculos na edição deste ano do Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos Independentes. Uma das oficineiras, Karina Batista, lembra que o motivo principal das oficinas é dar apoio profissional aos grupos iniciantes. “Apesar de trabalharem há algum tempo com teatro, os grupos ainda são inexperientes porque tem poucas oportunidades de profissionalização, e as oficinas do Pontão vem acrescentar conhecimento a esses grupos”, explicou a oficineira.
     
O projeto Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” é uma realização do Grupo Escândalo Legalizado de Teatro e do Ministério da Cultura através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Wanderson Diego Mineiro
Assessor de Imprensa e Comunicação
Grupo ESCALET 
Pontão de Cultura "Cultura Viva ao Alcance de Todos"
Contatos:(89) 3522 0804/9415 3443
 

Um comentário:

  1. A participação do Maranhão no Festival foi bastante positiva para os atores, diretores e equipe dos Grupos de Ponto de Cultura e de Teatro das cidades de Santa Rita e Barra do Corda.

    ResponderExcluir