terça-feira, 26 de julho de 2016

UFSC sediará o XIII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social - ENEDS, de 16 a 19 de agosto em Florianopolis.

UFSC sediará o XIII Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS). 24721.jpeg
Foto - Pravda.

Amyra El Khalili participará da mesa de debates "Sustentabilidade versus Desenvolvimentismo"

Todos os anos acontece no Brasil um encontro que reúne profissionais, acadêmicos, entidades, movimentos sociais e a própria sociedade civil para dialogar e criar propostas sobre a temática da ciência, da tecnologia e da sociedade. 

Trata-se do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds), que já rodou o Brasil em doze edições. Este ano, acontecerá, pela primeira vez, na Região Sul, em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 16 a 19 de agosto.

O Eneds tem como objetivo abrir espaço para a reflexão, sobretudo na área de engenharia, para discutir caminhos e possibilidades de desenvolvimento social de caráter popular, solidário e emancipador. Este é um tema muito pouco debatido nos espaços de atuação do profissional dessa área e nas universidades. O encontro se propõe oferecer uma visão diferenciada do desenvolvimento nacional, numa perspectiva humana, popular e sustentável.

Amyra El Khalili estará na mesa de debates "Sustentabilidade versus Desenvolvimentismo", que acontecerá no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, na data acima referida.

Para Amyra, os clamores em prol do "desenvolvimento científico e tecnológico" e do "progresso" para solucionar "problemas ambientais, em especial, da Amazônia" impõem a pauta e se impõem aos meios de comunicações dominantes. O cenário, marcado pela intensiva instrumentalização do discurso científico-tecnológico para fins de legitimação das adaptações instituídas sob os cânones  da  "economia verde", acelera a destruição em larga escala, exemplo mais que ilustrado pela quebra da barragem em Mariana, Minas Gerais, e o produzido pelas hidrelétricas no rio Madeira, em Rondônia, outro exemplo emblemático.

O XIII Eneds é organizado por acadêmicos, mestrandos, servidores e professores de diferentes cursos do Centro Tecnológico da UFSC e de outros centros; conta com o apoio de centros acadêmicos, núcleos de extensão e pesquisa e departamentos. É uma realização da UFSC e do Serviço Modelo de Engenharia e Tecnologia (Semente).

Fazem parte da programação do evento mesas, grupos de discussão, oficinas, cursos, trocas de experiência, apresentação de trabalhos científicos e atividades culturais. Pretende-se, dessa forma, explorar, em diferentes dinâmicas, a maioria das vertentes que  têm relação com a proposta do evento. 

Para esta edição, o tema "Quem faz a tecnologia?" instiga o participante a compreender a condição de dependência tecnológica brasileira e latino-americana, com foco nos que têm o poder sobre as técnicas e tecnologias.

O Eneds é um encontro aberto a todas e todos de algum modo interessados. A participação é gratuita.

Mais informações: http://eneds.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário