domingo, 15 de setembro de 2013

O Sociologo Marshall Berman, morreu aos 72 anos.

O sociólogo e filósofo marxista humanista, Marshall Berman, autor das obras "Tudo que É Sólido Desmancha no Ar", "Aventuras no Marxismo" e "Um Século em Nova York" (publicados no Brasil), morreu na última quarta-feira, 11 de setembro de 2013, aos 72 anos. 
De acordo com um amigo, ele sofreu um ataque cardíaco enquanto comia em um de seus restaurantes favoritos em Manhattan, Nova York.
Berman se destacou pelo seu conhecimento das obras de Karl Marx, pensador que teve acesso quando estudava na Universidade de Columbia, ainda nos anos 1950. Berman foi membro do conselho editorial do "Dissent" e contribuiu
regularmente para a publicação "The Nation". Berman lecionava ciências políticas no "The City College of New York" e filosofia política e urbanismo na "City University of New York".
"O ensaísta esteve em Porto Alegre em diversas ocasiões. Em 1993, realizou duas palestras em que criticou o isolamento dos intelectuais, propôs a reinvenção do marxismo e defendeu até mesmo a derrubada do muro da Mauá. Em 2001, esteve presente no 1º Encontro sobre Espaço e Linguagem e, em 2007, era esperado no Ciclo Fronteiras do Pensamento, mas desmarcou alegando motivos de saúde. Ao invés disso, enviou um vídeo gravado em Nova York" (ZERO HORA, 12/10/2013).
O ensaísta norte-americano Marshall Berman,
autor do livro "Tudo Que é Sólido Desmancha no Ar", em imagem de 1987
Em 2001, Berman deu uma entrevista que foi publicada na revista "Superinteressante". Veja AQUI.
O sociólogo e filósofo deixou sua mulher, Shellie, e seus filhos Eli e Danny.
A sua principal obra pode ser baixada AQUI ("Tudo que É Sólido Desmancha no Ar"). A resenha do livro "Um Século em Nova York" pode ser acessado AQUI.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário