Foto Acervo do Pesquisador - Alunos participam e encenam espetáculos propostos pela nova metodologia |
por Paulo Henrique Gadelha/ Abril 2011.
Historicamente, a Matemática foi concebida como uma ciência hermética e desinteressante. É comum escutarmos relatos de experiências traumáticas quando o assunto em questão é o aprendizado da disciplina. Seria possível, então, estudar os conteúdos matemáticos de uma forma alternativa e atraente, tornando-os inteligíveis para os alunos e eficiente para o professor?
Para essa indagação, o professor João Batista do Nascimento, da
Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais
(ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), não titubeia em afirmar
que sim. A resposta tem respaldo na metodologia criada pelo próprio
docente: o uso do teatro na aula de Matemática.
De acordo com o professor, a didática consiste em trabalhar os
conceitos dessa área de conhecimento de uma maneira em que os alunos
possam assimilar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa. “Com o
auxílio do teatro, a criança vai perder o medo da Matemática e passar a
ter uma nova visão sobre a disciplina, pois a linguagem teatral tem o
poder de despertar os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, após
vivenciar no palco o que sempre foi considerado enfadonho, o aluno vai
ter mais sensibilidade para aplicar a Matemática no seu cotidiano”,
afirma o professor João Nascimento.
Com o primeiro resultado prático de sua metodologia, o professor
criou, em 2003, o Projeto de Extensão “Atividades de Matemática para 3ª e
4ª séries”, o qual vigorou durante aquele ano na UFPA e contou com a
ajuda de quatro alunos que cursavam Licenciatura em Matemática na
Universidade, na época. A iniciativa recebeu, ainda, apoio do Clube de
Ciências do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática
e Científica (NPADC), atualmente Instituto de Educação Matemática e
Científica (IEMCI), e da Faculdade de Matemática.
As atividades da iniciativa aconteciam aos sábados no Clube de
Ciências. Nesses encontros, crianças do bairro Guamá entravam em contato
com a Matemática não só por meio de peças de teatro, mas também por
utilização de jogos e outras brincadeiras. Essas dinâmicas, segundo João
Nascimento, são eficientes, pois contribuíam para uma melhor fixação
dos conteúdos.
Espetáculo conta origem das figuras geométricas
Após essa experiência, o professor pensou em criar um espetáculo
teatral que pudesse consolidar o seu trabalho. Então, João Nascimento
elaborou a proposta da peça chamada “De ponto em ponto formamos...”, na
qual os personagens representam elementos da Geometria Plana. O objetivo
era discorrer a respeito dos conceitos básicos desse tópico da
Matemática, tudo de forma informal e bem humorada.
A peça era dividida em cinco atos: OH! Sujeito quadrado! (ato 1);
Triângulo Amoroso (ato 2); Círculo Vicioso (ato 3); Tem que andar na
linha (ato 4); Ponto Finalmente (ato 5). No momento das encenações, os
personagens (elementos matemáticos) se apresentavam, explicavam suas
funções e peculiaridades contracenando uns com os outros. A proposta
foi apresentada em instituições de ensino superior no Pará, adequando o
conteúdo à realidade local.
No Campus Universitário do Baixo Tocantins
(CUBT) da UFPA, em Abaetetuba, isso aconteceu durante a realização da
disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino de
Matemática, ministrada pelo professor Aubedir Seixas Costa, que também
desenvolveu o trabalho nos municípios de Breves, Tailândia e Concórdia
do Pará.
A metodologia foi batizada de “Matemática e Teatro – da construção
lúdica à formalização”. A forma alternativa de ensinar Matemática ganhou
notoriedade na mídia local, nacional e até internacional, sendo
divulgada em Portugal.
Modelo tradicional é deficiente e ultrapassado
Apesar de defender com afinco o seu método, o professor mostra-se
cético quanto a possíveis mudanças no modelo tradicional de se ensinar a
ciência na rede básica, o qual ele considera extremamente deficiente e
ultrapassado. Um problema que não se restringe ao Brasil, “o ensino de
Matemática praticado aqui é de péssima qualidade.
Essa realidade
ultrapassa as fronteiras do País e se estende por toda a América Latina.
É premente a necessidade de melhorar o ensino. Não adianta mais o
professor apenas se limitar a escrever uma definição no quadro e o aluno
copiar. E para atingir a qualificação esperada, o docente precisa
buscar novos métodos. Porém não vejo uma movimentação intensa nesse
sentido”, declara João Nascimento.
Para o professor, um dos fatores que contribuem para essa realidade é
a concepção de que o aluno da rede básica não faz ciência. “Isso é
falso. Eles produzem ciência tanto quanto quem está na universidade.
Agora, é claro que existe uma diferença na densidade da produção. Isso é
natural. Mas a produção do ensino básico não deixa de ser científica
por ser menos complexa”, considera.
O próximo desafio de João Nascimento é produzir um livro que
contemple todo o histórico da sua metodologia, para auxiliar estudantes e
professores. A obra deve conter as dinâmicas envolvendo teatro e
também poesia, música e outras vivências. O projeto já tem título
“Matemática para Aprender e Ensinar”. Faltam alguns detalhes para a
publicação, no entanto o professor já usa o esboço do material para
auxiliar alguns colegas que têm interesse no trabalho.
“Não consigo visualizar grandes mudanças. Porém continuo insistindo
em relacionar o teatro com a Matemática. Quero que as crianças não se
limitem a aplicar o conhecimento em um papel frio de prova, mas possam
defender o seu saber com todos os recursos e emoções disponíveis”,
finaliza João Nascimento.
NOTA DO AUTOR - Todo que deixar e-mail coloco nas minhas listas de divulgação das minhas pesquisas. Se não pedir pelo e-mail
jbn@ufpa.br e não chegar, faça o favor de solicitar por um desses: joaobatistanascimento@yahoo.com.br
jbnascimento.matematica.ufpa@gmail.com.
jbnascimento.matematica.ufpa@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário