quarta-feira, 9 de outubro de 2013

São Luís - Rebelião no Presídio de Pedrinhas com NOVE mortes confirmadas e VINTE feridos.

ATUALIZAÇÃO - III. Rebelião sangrenta em Pedrinhas com 09 mortes confirmadas.


Sobe para 09 o número de mortos na rebelião da Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Aluísio Mendes.

"A rebelião foi contida pelos homens do Choque e do GTA. São 09 mortos e 26 feridos. Os agentes fazem, no momento, uma revista geral nas dependências da penitenciária", contou Mendes.

Ainda, segundo o secretário, a confusão foi motivada por uma briga entre facções criminosas e por causa da suspeita de um túnel no Bloco F, Pavilhão 2. Aproximadamente 60 presos pretendiam sair da penitenciária através de um túnel.

"As mortes todas são em decorrências de brigas entre detentos de facções adversárias. O tumulto começou após a inteligência da SSP ter descoberto que 60 presos estavam cavando um túnel pelo qual pretendiam sair essa madrugada. Quando agentes penitenciários tentaram acessar a cela onde ficava o início do túnel, os presos se rebelaram tentando evitar a revista", explicou o secretário.

Familiares seguiram à Casa Cadet em busca de informações dos presos no início da noite. O cabo Campos, da Polícia Militar, que estava no local, disse que houve um fogo muito forte lá dentro, que foi apagado há pouco tempo. 
Além disso, ele falou que o movimento de familiares é muito intenso no local, e, que houve princípio de confronto, familiares já jogaram pedras e outros objetos contra agentes penitenciários.

A ordem para a entrada do Choque foi expedida pela governadora do Estado, Roseana Sarney. O representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Diogo Cabral, se retirou do local às 22h por não considerar necessária a mediação do órgão já que se trata de um confronto entre duas e gangues e a rebelião não possui pauta de reivindicação. 
Entretanto, ele afirma que a barbárie e o número de mortos poderiam ter sido evitados caso a intervenção da Tropa de Choque tivesse ocorrido antes. "Estou muito chocado com o que está acontecendo, esta rebelião é pior do que a de 2011", afirmou.
 ..................................................
ATUALIZAÇÃO  - II. O Imparcial Online.  Publicação: 09/10/2013 - Atualização: 22:56.


Um novo motim estourou na Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís no início da noite desta quarta-feira (08). 
Choque invade Pedrinhas
Tropa Choque invade Pedrinhas Foto - www.luispablo.com.br/
O número confirmado de mortos em Pedrinhas já soma sete e pelo menos 17 feridos já foram transferidos para os Socorrões I e II, de acordo com informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

A equipe de O Imparcial está no local acompanhando a rebelião. Informações extra-oficiais dão conta de que a maioria dos presos do Bloco A foram assassinados. O número total de mortos pode passar de 20, sendo pelo menos dois carbonizados. Já o número de feridos é de aproximadamente 40.




Neste momento, policiais da Tropa de Choque estão em operação dentro do presídio tentando conter a rebelião. O Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, o Secretário da Sejap, Sebastião Uchôa, a Delegada Geral, o Grupo Tático Aéreo (GTA) e o rabecão se encontram em frente ao presídio acompanhando a intervenção. Quatro ambulâncias estão no local para atender a demanda dos feridos.

Segundo o Secretário-adjunto da Sejap, Késsio Rabelo, os presos já tomaram dois pavilhões e cerraram celas para liberar outros presos. Seis pistolas calibre 380, bombas caseiras e outras armas letais foram encontradas.
Pedrinhas (2)
Feridos esperando ambulâncias.  Foto - www.luispablo.com.br/

A ordem para a entrada do Choque foi expedida pela governadora do Estado, Roseana Sarney, há aproximadamente uma hora. O representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Diogo Cabral, se retirou do local às 22h por não considerar necessária a mediação do órgão já que se trata de um confronto entre duas e gangues e a rebelião não possui pauta de reivindicação. 

Pedrinhas (3)
Feridos esperando ambulâncias.  Foto - www.luispablo.com.br/
Pedrinhas (4)
Feridos sendo socorridos.  Foto - www.luispablo.com.br/

Entretanto, ele afirma que a barbárie e o número de mortos poderiam ter sido evitados caso a intervenção da Tropa de Choque tivesse ocorrido antes. "Estou muito chocado com o que está acontecendo, esta rebelião é pior do que a de 2011", afirmou.


Pedrinhas (1)
Feridos sendo socorridos.  Foto - www.luispablo.com.br/
O clima é de muita tensão nos arredores do presídio. Familiares e curiosos aguardam o desenrolar da situação apreensivos do lado de fora. A reportagem de O Imparcial testemunhou ainda a tentativa de alguns familiares de invadir o presídio. Há muito sangue no chão em frente ao Complexo. Um engarrafamento quilométrico se formou na BR-135 por conta do acontecimento.

No Socorrão II, também surge um clima de tensão com um tumulto formado pela chegada dos feridos ao hospital. Segundo moradores do bairro, há rumores de que uma quadrilha se prepara para a execução de um dos presos que chegou para ser atendido.

Começo da rebelião


Késsio Rebelo informou que a rebelião teria iniciado por volta de 18h30, no Pavilhão 2 do Bloco F, durante um procedimento de revista padrão, quando os agentes penitenciários encontraram um túnel que estava sendo escavado pelos presos. Um confronto iniciado e resultou na briga entre as gangues "Bonde dos 40" e "TCN".

Atualmente 600 presos estão alojados na Cadet.
..............................................................

ATUALIZAÇÃO  - I.

Notícias do Imirante.com


SÃO LUÍS - Um princípio de motim teve início na noite desta quarta-feira (9) na Casa de Detenção (Cadet) de Pedrinhas. 

Mais de 30 presos feridos foram encaminhados para o hospital Clementino Moura (Socorrão II). 

Não há informações oficiais sobre o número total de mortos. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), havia suspeitas de um túnel no Bloco F, Pavilhão 2. 

Após um pedido para que os detentos saíssem para que fosse realizada uma revista, começou o motim. 

Segundo o subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Aritanã Lisboa, 34 detentos feridos foram levados para o Socorrão II. 

Destes, um já morreu no hospital. Outros três corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

....................................
Notícia do Blog do Gilberto Lima
Os detentos da Casa de Detenção do presídio de Pedrinhas deflagram mais uma grande rebelião no início da noite desta quarta-feira(09). 
Pelas primeiras informações, até agora, tem um grande número de mortos. Mais de 20 detentos já foram conduzidos com ferimentos ao Hospital Socorrão II. 

Dezenas de policiais estão no presídio, tentando controlar a situação. Diversas viaturas estão sendo usadas para transporte de detentos feridos.

A situação é preocupante e pode ser a mais sangrenta rebelião, ou uma das mais graves já registrada no sistema penitenciário do Maranhão.

O leitor do Blog do Gilberto Lima, identificado como Cardoso, acaba de ligar para informar que o tráfego de veículos está parado nas imediações da penitenciária por conta dessa rebelião.
Link: http://gilbertolimajornalista.blogspot.com.br/ 

LEIA MAIS: Guerra Urbana - Ônibus são atacados e ações violentas são relatadas em vários bairros de São Luís. http://maranauta.blogspot.com.br/2013/10/guerra-urbana-onibus-sao-atacados-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário