18 de dezembro de 2013.
Um dia histórico para a Força Aérea Brasileira.
Por
meio do Programa F-X2, o Governo brasileiro confirmou a aquisição do
avião militar supersônico GRIPEN-NG, caça de última geração que atenderá
às necessidades operacionais da FAB para os próximos 30 anos e que faz
parte do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa, da Estratégia
Nacional de Defesa, com vistas à defesa da Pátria.
Como caça multimissão de última geração, o Gripen NG incorpora o alcance operacional, a capacidade de carga útil e o recurso de guerra centrada em rede (NCW) para desempenhar todas as missões designadas pela Força Aérea Brasileira, tanto em operações militares nacionais como regionais. Foto - SAAB. |
Durante
todo o processo de seleção, cujos estudos preliminares remontam ao ano
de 1992, o Comando da Aeronáutica (COMAER) sempre se pautou pela busca
do melhor conhecimento dos aspectos técnicos, operacionais e logísticos
atinentes às aeronaves participantes da escolha.
A nova
aeronave multimissão foi projetada para controle do ar, defesa aérea,
reconhecimento aéreo, ataques ar-solo e ar-mar. Dentre os requisitos
apontados pela FAB, destaca-se a tecnologia de ponta, com avançado
sistema de sensores e fusão de dados, características que proporcionam
ao piloto um quadro completo e preciso do cenário de emprego.
Para se
ter uma ideia do poder de combate desse novo caça, basta dizer que ele
permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território
nacional com carga plena de armas e combustível. A aquisição do
GRIPEN-NG proporcionará ao País exponencial poder dissuasório, que
resultará na garantia da soberania do Brasil.
A
notícia se reveste de relevância porque o conjunto de conhecimentos e
capacitação tecnológicos contemplados nessa aquisição contribuirá para
que a indústria de defesa nacional se capacite para produzir caças de
quinta geração em um projeto de médio e longo prazos.
Conheça o histórico dessa aquisição
A
necessidade de reequipar a Força Aérea com uma aeronave de defesa e
superioridade aérea compatível com a destinação e importância
geopolítica do País configurou-se, definitivamente, no ano 2000, com a
denominação Projeto F-X, fruto dos estudos iniciados em 1992, quando a
FAB delineou os primeiros requisitos das aeronaves que deveriam
substituir os F-103 MIRAGE III, operados, na Base Aérea de Anápolis, em
Goiás, desde o início da década de 70.
Em
agosto de 2001, o Comando da Aeronáutica iniciou a seleção das empresas
ofertantes de equipamentos compatíveis com os requisitos então
definidos. No final do mesmo ano foram selecionadas as seguintes
aeronaves, apresentadas por ordem alfabética: GRIPEN, F-16, MIG-29,
MIRAGE 2000 e SUKHOI 30.
No
início do ano de 2003, o processo foi suspenso pelo Governo Federal,
tendo sido retomado em 1º de outubro do mesmo ano. À época, os
participantes reexaminaram suas propostas com a finalidade de apresentar
as atualizações julgadas pertinentes.
Em 31
de dezembro de 2004, com o término dos prazos válidos das propostas, sem
ter ocorrido a escolha de uma aeronave, o Governo decidiu preencher a
lacuna decorrente da desativação dos F-103 MIRAGE III, que ocorreria em
2005, com a compra de 12 Mirage 2000-C usados, fabricados na década de
80 e oriundos da Força Aérea Francesa. Na FAB, recebeu a designação de
F-2000. É operado desde 2006 pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea, na
Base Aérea de Anápolis, tendo sua desativação prevista para 31 de
dezembro deste ano de 2013.
Em
2007, o Estado-Maior da Aeronáutica reiniciou os estudos sobre as
necessidades operacionais e características concernentes ao novo avião
de caça multiemprego que deveria reequipar a FAB e, em 15 de maio de
2008, instituiu a Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de
conduzir os processos dessa aquisição, por meio de escolha direta, em
consonância com os preceitos da Lei nº. 8.666, visando à seleção da
proposta mais vantajosa para o País.
A
aeronave escolhida precisaria oferecer condições para atender ao
cronograma de desativação de aeronaves de combate da FAB, bem como dotar
a Instituição de uma frota padronizada de aviões de caça de
multiemprego, porquanto os Mirage 2000-C têm sua desativação prevista
para 2013, os F-5EM deixarão de operar a partir de 2025, enquanto que o
A-1M deverá ser desativado a partir de 2023.
Assim,
inicialmente, seis empresas com seus respectivos produtos foram
pré-selecionadas: as norte-americanas BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET) e
LOCKHEED MARTIN (F-16), a francesa DASSAULT (RAFALE), a russa
ROSOBORONEXPORT (SUKHOI SU-35), a sueca SAAB (GRIPEN NG) e o consórcio
europeu EUROFIGHTER (TYPHOON).
No
final de 2008, considerando os aspectos referentes às áreas operacional,
logística, técnica, de compensação comercial (offset) e transferência
de tecnologia para a indústria nacional, foram selecionadas três
aeronaves para compor uma “short-list” ou lista reduzida para prosseguir
no certame, aqui apresentando-se em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F
SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).
Em 2 de outubro de 2009 os três ofertantes encaminharam suas melhores propostas. Em 5 de janeiro de 2010, o Comando da Aeronáutica remeteu ao Ministério da Defesa o Relatório Final do Projeto F-X2, instrumento de assessoria à decisão do Governo Federal.
Em 2 de outubro de 2009 os três ofertantes encaminharam suas melhores propostas. Em 5 de janeiro de 2010, o Comando da Aeronáutica remeteu ao Ministério da Defesa o Relatório Final do Projeto F-X2, instrumento de assessoria à decisão do Governo Federal.
As
análises prosseguiram e, hoje, 18 de dezembro de 2013, a Presidenta da
República anunciou a decisão de adquirir as aeronaves GRIPEN-NG, da
empresa SAAB-AB, representando investimentos da ordem de US$ 4,5
bilhões, em um cronograma que se estenderá até 2023.
A
oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves,
logística inicial, treinamento, simuladores de voo e projetos de
transferência de tecnologia e cooperação industrial.
A próxima fase do processo consiste nas negociações para a materialização dos contratos de fornecimento de bens, de serviços e os acordos de compensação.
Brasília, 18 de dezembro de 2013.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Link original desta Notícia: http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/13528/SAAB---Nota-Oficial-/
Nenhum comentário:
Postar um comentário