10 de janeiro de 2014.
Foram oito meses de curso para que mulheres pudessem transformar suas vidas por meio do artesanato. Com o projeto “Mulheres: Mãos que transformam a vida através do artesanato”, cerca de 160 mulheres dos bairros da Alemanha, Caratatiua, Ivar Saldanha, Ipase e João Paulo estiveram oportunidade de adquirir qualificação profissional por meio do artesanato.
São mais de 500 produtos confeccionados, entre eles, almofadas, sandálias decoradas, bijuterias e confecção de peso de porta que foram colocados à venda, nesta sexta-feira (10). Segundo a coordenadora do Projeto, Rose Mary Sousa Carvalho, a arrecadação da venda será dividida entre as alunas (50%) e o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória (50%). “A renda será dividido entre a instituição e as mulheres como forma de incentivo para que elas tenham um capital para iniciarem seu próprio negócio”, explica.
Para a aluna Deuzenir Andrade Santos, que se encontra desempregada no momento, o curso foi uma oportunidade para ganhar conhecimento, ter uma fonte de renda mesmo que informal. “Para mim este curso oferecido pelo Centro Beneficente, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, é um incentivo para manter a minha sobrevivência e me inserir no mercado de trabalho”, declara.
O projeto
O projeto foi encerrado, no dia 20 de dezembro de 2013. O Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória celebrou o Convênio nº 02/2012 com o valor de R$ 60 mil, recursos este, do Fundo Maranhense de Combate á Pobreza (Fumacop), por meio da Secretaria de Estado da Mulher. O projeto “Mulheres: Mãos que criam e transformam a vida através do artesanato”, tem como finalidade a geração de emprego e renda.
Para o presidente da Comissão do Fumacop da Semu, Lenardo Maciel, a Secretaria de Estado da Mulher vem buscando meios o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e isso inclui a captação de recursos, apesar da política da secretaria ser afirmativa. “Mas vale lembrar que apesar de a Semu ter uma afirmativa não podemos deixar a mulher à margem de uma fonte de renda”, disse.
Para saber mais sobre as ações do Governo do Maranhão, acesse www.facebook.com/governodomaranhao. Siga também o Governo no Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário