domingo, 9 de fevereiro de 2014

Maranhão - Eleições 2014: aliança PT/PMDB.


Reedição sem problemas (Da coluna Estado Maior, do jornal O Estado do MA, deste domingo).
O comando peemedebista, o comando petista, o pré-candidato Luis Fernando Silva e a governadora Roseana Sarney mantêm a convicção de que os dois partidos manterão a aliança e reeditarão para outubro a chapa tendo um representante do PMDB – já definido – na cabeça e o PT indicando o candidato a vice.
Na avaliação de peemedebistas e petistas ouvidos pela coluna, não serão as fissuras internas do PT maranhense e a pressão de alguns dos seus dirigentes que levarão o partido a romper uma aliança que deu certo e que é uma extensão do que acontece no país. 
Para esses observadores, a aliança do PMDB com o PT interessa fundamentalmente aos dois partidos, mas numa avaliação mais crua, o interesse maior é do PT.
A governadora Roseana Sarney tem administrado com equilíbrio e competência a aliança no Maranhão, apesar do seu governo ser aqui e ali hostilizado por vozes petistas minoritárias no partido. 
Ela tem mantido uma relação produtiva com a presidente Dilma Rousseff, não vendo motivo para um rompimento que a presidente não quer. Esse também é o discurso dos líderes legítimos do PT maranhense, acentuadamente o presidente Raimundo Monteiro, cujo mandato foi revalidado pela esmagadora maioria dos eleitores do partido em pleito interno.
É dentro dessa conjuntura partidária que o peemedebista Luis Fernando Silva, pré-candidato a governador, sinaliza que iniciará negociações com o PT.
Primeiro para acertar as bases da aliança e depois para que a agremiação petista indique o seu representante para compor a chapa e defina os interlocutores para cuidar dos trabalhos da campanha, tanto no campo eleitoral quanto no campo político. As fontes ouvidas pela coluna acreditam que a aliança será reeditada sem maiores percalços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário