quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vietnã - Confrontos violentos deixam vinte mortos.

Confrontos violentos no Vietnã produzem duas dezenas de mortos
Foto: REUTERS/Stringer
Os confrontos eclodiram na noite de quarta para quinta-feira, quando várias centenas de manifestantes tentaram invadir a fábrica de aço Formosa Plastics Group, de propriedade taiwanesa. Entre os mortos há cinco vietnamitas e 16 cidadãos, provavelmente, da República Popular da China.
Na véspera, cerca de 20 mil pessoas protestaram contra uma plataforma de perfuração instalada pela China no mar da China Meridional, assaltando no sul do Vietnã 15 empresas estrangeiras, consideradas pelos manifestantes como chinesas. Na realidade, algumas delas eram singapurenses, sul-coreanas e taiwanesas.
As tensões entre a China e o Vietnã se argavaram em 2 de maio, quando a plataforma de perfuração Haiyang Shiyou 981 chegou à área das ilhas Paracel, escoltada por navios de guerra chineses. Um navio chinês atacou com esporão duas embarcações vietnamitas que tentaram impedir a instalação da plataforma.
O arquipélago Spratly, no mar da China Meridional, assim como as ilhas Paracel são áreas em disputa, reivindicadas, em sua totalidade ou parcialmente, por cinco países, nomeadamente, China, Vietnã, Malásia, Filipinas e Brunei.


Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_05_15/Confrontos-violentos-no-Vietn-produzem-duas-dezenas-de-mortos-6121/

Nenhum comentário:

Postar um comentário