domingo, 28 de dezembro de 2014

Avião Airbus A320-200 desapareceu do radar às 6h17 (hora local). Voo QZ-8501 seguia para Cingapura com 162 pessoas a bordo.

Foto - Gazeta Russa.

Airbus A320-200 desapareceu do radar neste domingo, 28, enquanto fazia a rota entre Surabaia (Indonésia) e Cingapura. De acordo com a companhia aérea, pouco antes da aeronave desaparecer os pilotos teriam solicitado à torre de comando um desvio na rota devido às más condições meteorológicas; AirAsia confirmou o início de uma operação de busca e resgate da aeronave.


247 - Um Airbus A320-200 da companhia AirAsia com 162 pessoas a bordo desapareceu do radar neste domingo, 28, enquanto fazia a rota entre Surabaia (Indonésia) e Cingapura, informaram as autoridades locais.

A aeronave transportava 155 passageiros –entre eles 16 crianças e um bebê– e sete tripulantes – dois pilotos, quatro comissários e um engenheiro. 

Ainda segundo a AsianAir, das 162 pessoas a bordo, 156 são indonésias, três sul-coreanas, uma francesa, uma malaia e uma de Cingapura.

A aeronave perdeu contato com o controle de tráfego aéreo de Jacarta às 6h17 (horário local, 20h17 de sábado, 27, no Brasil).

Segundo agências internacionais, o Ministério de Transporte indonésio informou que o contato por radar com a aeronave foi perdido cerca de 40 minutos após a decolagem, quando sobrevoava águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em más condições atmosféricas.

De acordo com a companhia aérea, pouco antes da aeronave desaparecer os pilotos teriam solicitado à torre de comando um desvio na rota devido às más condições meteorológicas. 

Segundo um comunicado da direção de aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio "200 milhas náuticas [cerca de 350 quilômetros] a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura".

Buscas - Um Boeing 737 da Força Aérea da Indonésia, seis navios e três helicópteros estão envolvidos na operação de busca e resgate organizado para encontrar o Airbus do voo QZ-8501 da AirAsia.

A área de buscas está centrada na ilha de Belitung, segundo autoridades. “Primeiro vamos monitorar a área, e se encontrarmos algum objeto vamos acionar outras equipes”, disse o porta-voz da Força Aérea, Hadi Tjahjanto.

A ilha de Belitung está localizada ao largo da costa leste de Sumatra e sudoeste da ilha de Bornéu, e abrange uma área de 4.800 km². 

O Ministério dos Transportes da Indonésia confirmou que a aeronave voava entre Bornéu e Belitung quando desapareceu do radar. Havia mau tempo na área.

Cingapura também disponibilizou dois (aviões) C130 e pessoal para ajudar na operação de busca e salvamento.

Links desta matéria:



Leia mais: Airbus A320-200 desapareceu do radar às 6h17 (hora local). Voo QZ-8501 seguia para Cingapura com 162 pessoas a bordo. Atualizado às 14:18, hora de Moscou.


Mais um avião da Air Asia fez um pouso de emergência devido a problemas técnicos.  A avião de empresa malaia Air Asia, durante a realização de voo de Penang a Langkawi, fez um pouso de emergência.

*** A empresa Malaysia Airlines apoia Air Asia com a criação de hashtag #staystrong.
*** Pescadores da ilha de Belitung, onde poderia cair avião desaparecido da Air Asia, declararam ter ouvido "um grande estrondo na água" por volta de 7 ou 8 horas da manhã, de acordo com Bangka Tribun News. Eles não conseguiram identificar o fonte de som.
*** Segundo o portal informativo Detik.com, um familiar de um dos passageiros do voo desaparecido terá recebido SMS de remetente desconhecido sobre o avião ter aterrissado de emergência e que todos os passageiros estariam vivos e de boa saúde.
*** A empresa malaia Air Asia informou que o piloto do Airbus A320-200 solicitou mudança na rota devido ao mau tempo.
*** O Ministério dos Transportes da Indonésia ainda não pode confirmar nem negar relatos de que o avião desaparecido na manhã deste domingo (28) da companhia aérea Air Asia fez um pouso de emergência na parte oriental da ilha indonésia de Belitung no mar de Java.

Nenhum comentário:

Postar um comentário