terça-feira, 24 de novembro de 2015

Guerra da Síria. Ministro da Defesa Russo diz que avião militar modelo SU 24 foi abatido na fronteira Síria pela Turquia.

Da Agência Lusa
Um avião russo Su-24 caiu hoje (24) na Síria, possivelmente depois de ter sido abatido, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

A informação é divulgada pouco depois de as autoridades turcas terem revelado que abateram um avião militar na fronteira com a Síria, por ele ter violado o seu espaço aéreo.

Os pilotos do avião conseguiram ejetar-se, segundo a Defesa russa, mas seu paradeiro é desconhecido.

Em uma primeira informação de órgãos de comunicação turcos, havia a hipótese de ser um avião militar F16, mas já foi admitido pelas autoridades russas ser um Su-24.

Atualização:
A Turquia abateu hoje (24) um avião militar não identificado que teria violado o seu espaço aéreo, perto da fronteira com a Síria, informaram as emissoras de televisão NTV e CNN Turk, citando fontes militares turcas.

As duas emissoras divulgaram imagens da queda de uma aeronave militar em chamas, em montanhas próximas da fronteira.

Segundo informou inicialmente o diárioHürriyet, o avião abatido era um caça-bombardeio F-16, mas notícias mais recentes adiantaram que é um avião militar russo.

Fonte oficial turca afirmou à agência France Presse que as autoridades tentam identificar a nacionalidade do avião.

Sem dar mais detalhes, a Turquia afirmou que vai levar a questão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e às Nações Unidas.

“Serão tomadas as iniciativas necessárias na Otan, na Organização das Nações Unidas (ONU) e nos países envolvidos, por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, diz comunicado do gabinete do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário