domingo, 13 de dezembro de 2015

Fortaleza. PT divulga nota de repúdio ao ataque contra sede do diretório no Ceará

A ação foi captada pelas câmeras de segurança do local. Após avaliação do setor jurídico do partido, a direção do PT deve prestar queixa ao 34º Distrito Policial.

Atualizada às 15h39min.

Foto - Assessoria de Imprensa do PT - CE.












Partido dos Trabalhadores no Ceará (PT-CE) divulgou uma nota de repúdio ao ataque à sede do partido na madrugada desta sexta-feira, 11. 

A fachada do prédio do PT estadual, na Avenida da Universidade, amanheceu pichada. Entre as transcrições na parede, está a frase "a casa caiu" e o número "171", referente ao artigo penal 171, que diz respeito ao crime de estelionato.
O presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, declarou que o partido repudia veemente a ação, classificando-a como "um ataque não somente a uma estrutura física, mas uma agressão à democracia".
A ação foi captada pelas câmeras de segurança do local. Nos registros, dois homens descem de um veículo modelo Corolla, um com a cabeça encapuzada e o outro com um capacete, e vão em direção à sede com baldes de tinta. Com um recipiente menor, eles retiram a tinta e lançam na parede. Um deles escreve frases na fachada. Outra pessoa chega em uma moto, acompanha a ação com a cabeça coberta pelo capacete e sai com um dos homens na garupa. As imagens foram divulgadas pela assessoria de imprensa do PT. 


Em nota, o partido condena "atos contrários à democracia, cultura de paz e respeito à diversidade de pensamento ideológico". "Não podemos aceitar a escalada de promoção e incentivo ao ódio e de intolerância promovida por determinados setores da sociedade. Nós que tanto lutamos por liberdade de expressão, respeito e pela democracia, lamentamos a cena vista nesta madrugada, pois nos fez relembrar os capítulos mais sombrios da ditadura", diz o texto.

Um ato para repintar a fachada da sede do partido está sendo organizado, na tarde desta sexta-feira. A direção do partido deve prestar queixa ao 34º Distrito Policial, a quem caberá investigar o caso, após avaliação do setor jurídico do PT.
Deputados - O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), chamou o ataque de "atentado à democracia". Em publicação nas redes sociais, Guimarães pontuou que haverá desdobramento judicial. 


Na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) a deputado Rachel Marques (PT) também repudiou os ataques à sede do diretório estadual. Segundo a parlamentar, as agressões aconteceram horas depois de plenária realizada no local com representantes da sigla, que discutiu o posicionamento do partido em relação ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Rachel lembrou que situações como essa eram "corriqueiras na época da ditadura". “Este ato nos causa indignação porque é um atentado contra a liberdade política e democrática do País, além de atentar contra as nossas organizações partidárias”, frisou. Os deputados Gony Arruda (PSD) e Dra. Silvana (PMDB) também criticaram o ato de violência. 

PSDB - A sede do PSDB em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, também amanheceu com pichações. Na parede, foram escritas frases com o "Dilma fica" e "não vai ter golpe".

O presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, atribui a pichação à decisão da cúpula nacional do partido em aderir à tese do impeachment da presidente Dilma, anunciada na noite da quinta-feira, 10.  
Redação O POVO Online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário