Foto - shafaaq.com |
As autoridades turcas confirmam a presença de tropas do seu país em território iraquiano.
Shafaq Notícias / Uma fonte de segurança turca disse que centenas de soldados turcos foram mobilizados para treinar as forças iraquianas na área perto da cidade de Mosul no norte do Iraque sob o controle do ISIS uma organização terrorista.
A fonte disse à Reuters que, "soldados turcos chegaram Bashiqa no distrito de Mosul. Eles são uma parte das ações de formação periódicas do batalhão que se instalou na região."
A mesma fonte disse que as tropas anteriormente já tinham estado no Curdistão iraquiano e havia se mudado para Mosul acompanhados por vários veículos blindados, em um movimento coordenado com os países da coalizão visando combater o Estado Islâmico.
Vídeo divulgado no site da pró-governo Yeni Safak jornal da Turquia mostrou carretas transportando veículos blindados ao longo de uma estrada à noite, descrevendo-os como um comboio que acompanha as tropas turcas para Bashiqa.
Um comunicado da assessoria de imprensa do primeiro-ministro iraquiano confirmou que as tropas turcas tem um efetivo "em torno de um batalhão armado com um grande número de tanques e canhões" e entraram no Iraque pelo território perto de Mosul, sem solicitação ou autorização das autoridades de Bagdá. Exortou as forças para sair imediatamente.
Em um comunicado separado divulgado na TV estatal, o Ministério das Relações Exteriores iraquiano chamou a atividade turco de "uma incursão" e rejeitou qualquer operação militar que não fosse coordenada com o governo federal.
Um oficial militar sênior curdo baseado na linha de frente Bashiqa, norte de Mosul, disse que "instrutores" turcos adicionais haviam chegado a um acampamento na área durante a noite de quinta-feira escoltado por uma força de proteção turca.
Leia Mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151205/2979837/iraque-invasao-da-turquia-e-violacao-soberania.html
Link original desta matéria - http://english.shafaaq.com/politics/16870-turkish-officials-confirm-the-presence-of-troops-from-their-country-in-iraqi-territory.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário