quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Brasilia - Justiça determina anulação de licitação de transporte público no DF.

Lucas Pordeus Leon.

A Justiça determinou nesta terça-feira a anulação da licitação do transporte público do Distrito Federal e deu um prazo de 180 dias para o governo definir um novo modelo de transporte para Brasília.

A sentença é do Juiz Lizandro Gomes Filho, do Tribunal de Justiça do DF. Mas ainda cabe recurso já que a decisão é de primeira instância. A anulação foi pedida por uma Ação Popular contra o GDF e as empresas vencedoras do processo e que atualmente fazem o transporte público na capital. 

Segundo a Ação, a licitação estava viciada para beneficiar grupos empresariais. O processo para escolha das empresas de transporte para operar no DF começou em 2011.

A ação argumenta que as empresas Viação Pioneira e Viação Piracicabana pertencem a um mesmo grupo econômico, o que era proibido pelo edital.

Na sentença, o Juiz destacou que as provas são contundentes e que as duas empresas pertencem a família Constantino, que também é dona da empresa de aviação GOL.

Outro ponto que chamou atenção da Justiça foi a participação do advogado Sacha Reck, contratado como consultor para fazer o edital. 

Ele teria trabalhado para empresas vencedoras da licitação. O advogado negou qualquer irregularidade durante depoimento, no ano passado, na CPI dos Transportes da Câmara Legislativa.

A assessoria das empresas de transporte do DF informou que não vai comentar o assunto enquanto não for notificada pela Justiça. Mas a defesa negou as acusações durante o processo.

A Procuradoria do Distrito Federal disse que o governo estuda recorrer da decisão. Como cabem recursos, a procuradoria informou que nada muda por enquanto no transporte público. 

Somente quando transitado em julgado, ou seja, acabar a possibilidade de recursos, é que começa a contar o prazo de seis meses para mudar o sistema.

A assessoria da procuradoria disse ainda que está confiante em reverter a decisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário