terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Comissão executiva da Associação Turca de Ciência Política encaminha nota pedindo apoio e solidariedade à comunidade internacional de ciência política.

da redação ABCP
Na manhã da ultima quinta-feira (21), a Comissão Executiva da Associação Turca de Ciência Política (TPSA) encaminhou uma nota por e-mail, solicitando apoio e participação em peso no próximo Congresso Mundial de Ciência Política. A nota cita a recente situação onde 21 professores universitários foram detidos pela polícia após assinarem uma carta pedindo o fim das operações do governo de Erdogan contra rebeldes curdos no sudeste do país, conforme noticiou O Globo. Ainda segundo a nota, não cabe à associação julgar o conteúdo da petição, uma vez que ela acolhe membros com diversas visões políticas e ideológicas, e que é preciso ter certeza da garantia de liberdade de expressão.
A Turquia vem enfrentando desafios políticos nos últimos meses, em especial pelas consequências geradas na guerra na Síria, país com o qual faz fronteira. Nesta semana, a Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) também emitiu um comunicado a respeito dos ataques terroristas ocorridos há cerca de dez dias em Istambul, a maior cidade do país.
Confira a íntegra da nota traduzida para o português:
Prezados colegas,
Como todos sabem, o cenário político doméstico e internacional da Turquia vem tendo grandes reviravoltas quase todos os dias, às vezes com consequências alarmantes. Alguns fatos recentes, se não forem revertidos, podem produzir efeitos inaceitáveis para a carreira de acadêmicos, incluindo cientistas políticos de nosso país.
Na última semana, houve pedidos das autoridades para ações legais e administrativas contra os signatários de uma petição fortemente crítica às políticas do governo no sudeste do país. Alguns acadêmicos que assinaram esta petição foram rapidamente levados à interrogatório, mas todos foram liberados após uma investigação do ministério público.
Como uma organização profissional cujos membros simpatizam com múltiplos partidos políticos, ideologias e preferências políticas, sentimos que não há propósito em julgar o conteúdo da petição. No entanto, queremos ter a certeza de que nossos colegas gozam de plena liberdade de expressão, livre do medo do assédio jurídico e administrativo. Isto, naturalmente, é parte de uma questão muito mais ampla que pertence à própria natureza da democracia que concede a liberdade de expressão a todos os cidadãos.
É imperativo que, nestes tempos altamente sensíveis e terríveis, comunidades da ciência política pelo mundo apoiem a Associação Turca de Ciência Política (TPSA) e mostrem sua solidariedade participando em peso no próximo Congresso Mundial de Ciência Política. Este é um congresso organizado com esforços voluntários dos cientistas políticos da Turquia e não está associado ao governo. Qualquer ação, como um boicote, será visto como falta de apoio da comunidade internacional; e provavelmente contribuiria com o isolamento e a marginalização dos cientistas políticos turcos em sua própria sociedade.
Como comitê eleito da TPSA, novamente nós convidamos a todos os cientistas políticos e pesquisadores ao redor do mundo a participarem do 24º Congresso Mundial de Ciência Política em Istambul.
Turkish Political Science Association Executive Board.

Nenhum comentário:

Postar um comentário