“O Ministério da Defesa está tomando uma série de medidas para responder ao crescimento militar da OTAN na fronteira russa. Antes do final do ano duas novas divisões serão formadas, uma no Distrito Militar Ocidental e a outra no Distrito Militar do Sul.” disse Shoigu.
Aleksandr Grushko, o enviado da Rússia à OTAN disse em resposta ao plano da OTAN “não somos observadores passivos, nós sempre tomamos todas as medidas militares que consideramos necessárias para contrabalançar essa presença reforçada que não é justificada por qualquer coisa. Certamente vamos responder com total assimetria.”
Em relação à abordagem de confronto da OTAN, Grushko disse que “a cooperação só será possível quando os países da OTAN começarem a perceber que a política de confronto contradiz seus próprios interesses nacionais.”
Grushko também advertiu os EUA sobre as missões de vôo de reconhecimento sobre a Rússia, algo que eles fizeram por duas vezes ao longo do mês passado, enquanto os EUA continua a empurrar os limites.
“Parece-me que estes [os relatórios sobre o potencial de retomada dos vôos dos aviões de reconhecimento dos EUA] são nada mais do que outra rajada de propaganda, mas com uma intenção. O avião de reconhecimento não vai voar sobre a Rússia.”
E, finalmente, o chanceler russo, Sergey Lavrov resume o que a Rússia está pensando, é a OTAN que está se aproximando a Rússia, e não o contrário.
“A infra-estrutura militar da OTAN está avançando cada vez mais perto das fronteiras russas. Mas quando a Rússia toma medidas para garantir a sua segurança, é dito a nós que a Rússia está envolvida em manobras perigosas perto das fronteiras da OTAN. De fato, as fronteiras da OTAN estão ficando mais próxima da Rússia, não o contrário.”
Aqui está um mapa de comandos militares regionais da Rússia. Duas divisões serão enviadas, uma para o Distrito Ocidental e uma para o Distrito do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário