quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Guerra da Síria. Fracasso do acordo de paz confirmado. por Thierry Meyssan


Resultado de imagem para guerra siria 2016

Após cinco anos de guerra na Síria, as máscaras caíram. A liberação do texto do acordo assinado pela Russia e Estados Unidos, revela as intenções ocultas das duas superpotências: 

Cortar a "rota da seda" para Washington e a destruição dos jihadistas a Moscou. 

Além disso, o fracasso deste acordo e as discussões do Conselho de Segurança atestam o surrealismo da retórica do presidente Obama em cinco anos, ele não conseguiu estabelecer qualquer grupo de oposição "moderada" e portanto, não é capaz de alinhar um cessar fogo, ao contrário do texto do acordo. Os Estados Unidos não é capaz de honrar suas assinaturas.

O fracasso do acordo de estado russo-estadounidense de 9 de Setembro e as discussões do Conselho de Segurança que se seguiram pode confirmar várias suposições.

- A meta estratégica atual dos Estados Unidos na Síria é cortar a "Rota da Seda". Na preparação para muitos anos, em seguida, derrubar do poder o presidente Xi Jinping. Desde maio de 2013, a China tem feito a restauração desta linha histórica de comunicação o seu objectivo principal. No entanto, a China se tornou o maior produtor do mundo, Xi deverá procurar por uma "nova rota da seda" através da Sibéria e da Europa Oriental antes da adesão à União Europeia.

Logicamente, os Estados Unidos estão atualmente organizando duas guerras por procuração, o Levante por um lado, a Ucrânia, por outro. A instalação do caos na Síria e no Donbas não se destina a satisfazer as teorias cínicas de Leo Strauss, mas apenas para cortar os dois caminhos da estrada.

Sem surpresa, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko chegou a participar no Conselho de Segurança para apoiar a delegação Estado-unidense acusando a Rússia de bombardear um comboio sírio.

- Em segundo lugar, o acordo russo - estatadounidense caberia aos Estados Unidos separar os "moderados" combatentes "extremistas"; em seguida, esses "moderados" iriam participar com as superpotências e do Exército Árabe da Síria para neutralizar os "extremistas"; Finalmente, um governo de unidade nacional seria formado em Damasco, sob a presidência de Bashar Assad, incluindo representantes dos "moderados" que participaram na batalha final contra os "extremistas".

No entanto, nada foi feito nesse sentido. O compromisso do secretário de Estado John Kerry acabou por ser uma ilusão. Washington não encontrou combatentes para agir como "moderado". Na verdade, todos os "moderados" são "extremistas". Este salto necessitou a chance, ou mesmo a organização: do ataque ao comboio humanitário para escapar suas próprias contradições. A retórica do presidente Obama de que ele suporta sírios que lutam pela democracia em um regime que reprime não corresponde à realidade. Em 2013, o presidente Vladimir Putin estava certo para os ocidentais que considerava como "moderados" os canibais do Exército Sírio Livre.

- Finalmente, este acordo mostra que o objetivo da Rússia é destruir os jihadistas que estão se preparando para atacar o Cáucaso. A solução negociada era ideal para Moscou pois acabava com o sofrimento de seu aliado sírio, abriria um canal de comunicação para a sua aliada China, e garantia acabar com o jihadismo internacional. 

Em contraste, Moscou acaba de verificar que, desde a guerra do Afeganistão, o jihadismo é uma arma dos Estados Unidos, que agora se virou-se contra ela e que Washington não vai abandoná-la. Claro, os novos jihadistas não tem consciência, mas aqueles que lutam com a ajuda dos Estados Unidos por 38 anos não pode ignorar ser meros auxiliares do Pentágono.

Thierry Meyssan.

fonte - Al-Watan (Síria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário