quarta-feira, 23 de novembro de 2016

UFMA - Contra a PEC 55/2016 ocupação do CCso continua.

Foto - Chico Barros.
Estivemos na tarde de ontem visitando a ocupação estudantil do CCso, na UFMA, ao chegar na área da ocupação encontramos a professora dando aula ao ar livre com os alunos tomando nota do conteúdo acadêmico.

Por volta das 17:30 horas chegou o pessoal de circo de rua para fazer uma apresentação e interagir com ao moçada de serviço social e de outros cursos presentes no recinto.

Foto - Chico Barros.

Num outro canto uma outra turma se preparava para a participação nas atividades do “dia nacional de paralisação que ocorrerá no dia 26/11, próxima sexta-feira.”   

Convidei o Eduardo Corrêa, acadêmico de jornalismo para conversar com três militante da ocupação do CCso, e representamos o dialogo abaixo:

S. S. (Serviço Social).
Eu sou contra os retrocessos da PEC 55/2016 que tramita no Senado Federal, defendo as políticas públicas de Saúde, Educação, esta Proposta de Emenda Constitucional foi encaminhada por um governo ilegítimo, por tudo isto eu grito Fora Temer. Temos de nos reorganizar através de plenárias estudantis.

Lembrando que desde o dia 07 de novembro vários estudantes vem de forma democrática e organizada ocupando uma das praças de vivência do CCSo. Armamos nossas barracas e ocupamos este espaço universitário, inclusive dormindo aqui. Nos revezamos com simpatizantes de outros cursos, assistimos aulas públicas e desenvolvendo atividades culturais.

M. M. (Serviço Social).
Inicialmente quero manifestar nossa insatisfação, mostrar que nós estudantes temos voz, que o coletivo de estudantes também sabe lutar e mostrar sua insatisfação com a conjuntura brasileira e não vamos aceitar passivamente esta mudança proposta pela PEC 55/2016.

Foto - Chico Barros.

L. L. H. (Serviço Social).
Acredito que os estudantes, principalmente os secundaristas,  protagonizam um novo momento na luta de resistência em nosso País, foi a mobilização dos estudantes secundaristas que motivou os estudantes universitários a também se mobilizarem e virem as ruas, este movimento estudantil iniciado no Paraná e expandido para todo o Brasil.

Quero acreditar que com este “mar de ocupações” poderemos sensibilizar o governo federal, e Temer venha a retirar esta PEC 55/2016, e construir uma proposta alternativa com a população.

E mesmo que TEMER venha a aprovar sua PEC do fim do mundo, este movimento já e vitorioso pela luta desigual que travamos, pela persistência dos estudantes, contra a PEC 55 e a reforma do ensino médio, e pelo enfrentamento feito ao governo ilegítimo de Michel Temer.


Texto: Chico Barros e Eduardo Corrêa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário