terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Declaração conjunta dos Ministros dos Negócios Estrangeiros do Irã, da Rússia e da Turquia sobre as medidas acordadas para revitalizar o processo político para pôr fim ao conflito sírio.

JPEG - 47.9 kb

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irã, da Federação da Rússia e da República da Turquia, reunidos em Moscou em 20 de Dezembro de 2016, acordaram no seguinte:

1. O Irã, a Rússia e a Turquia reiteram o seu pleno respeito pela soberania, independência, unidade e integridade territorial da República Árabe Síria enquanto Estado multiétnico, multirreligioso, não sectário, democrático e secular.

2. O Irã, a Rússia e a Turquia estão convencidos de que não existe uma solução militar para o conflito sírio. Reconhecem o papel essencial das Nações Unidas nos esforços para resolver esta crise, em conformidade com a resolução 2254 do Conselho de Segurança das Nações Unidas - CSNU. Os Ministros tomam igualmente nota das decisões do Grupo Internacional de Apoio à Síria (ISSG). Exortam todos os membros da comunidade internacional a cooperarem de boa fé, a fim de eliminar os obstáculos à implementação dos acordos contidos nesses documentos.

3. O Irã, a Rússia e a Turquia acolhem favoravelmente os esforços conjuntos em Aleppo Oriental, permitindo a evacuação voluntária de civis e a partida organizada da oposição armada. Os Ministros também saúdam a evacuação parcial de civis de Fuaa, Kafraia, Zabadani e Madaya. Eles se comprometem a garantir a conclusão do processo sem interrupção e de forma segura. Os Ministros expressam sua gratidão aos representantes do CICV e da OMS por sua ajuda na condução da evacuação.

4. Os Ministros concordam com a importância de expandir o cessar-fogo, a assistência humanitária sem entraves e a livre circulação de civis em todo o país.

5. O Irã, a Rússia e a Turquia exprimem a sua disponibilidade para facilitar e tornar-se os garantes do futuro acordo, em negociação, entre o Governo sírio e a oposição. Convidam todos os outros países com influência sobre a situação no terreno a fazerem o mesmo.

6. Eles acreditam firmemente que este Acordo será instrumental para criar o impulso necessário para a retomada do processo político na Síria de acordo com a resolução 2254 do CSNU.

7. Os Ministros tomam nota da generosa oferta do Presidente do Cazaquistão de acolher as reuniões pertinentes em Astana.

8. O Irã, a Rússia e a Turquia reiteram a sua determinação de lutarem em conjunto contra o ISIL / DAESH e Al-Nusra e de separarem deles grupos armados de oposição.

Link original desta matéria:http://www.voltairenet.org/article194669.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário