O deputado afirmou ainda que caso o acordo venha a ser mesmo consolidado vai propor contrapartidas que beneficiem o Maranhão, entre elas a possibilidade de intercâmbio de estudantes e cientistas maranhenses na NASA.
http://robertlobato.com/ze-inacio-propoe-audiencia-publica-para-debater-novo-contrato-do-governo-brasileiro-com-os-eua-para-uso-da-base-de-alcantara/ |
O 3³ secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Zé Inácio (PT), quer discutir os termos do novo contrato entre os Estados Unidos e o Brasil que pode entregar o acesso ao Centro de Lançamento da Base de Alcântara aos americanos.
Pelo lado brasileiro as negociações estão sendo conduzidas pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, que, segundo consta, já está com a minuta de contrato pronta para atender o que seria uma das primeiras investidas do governo Donald Trump em relação do Brasil.
Em conversa com o Blog do Robert Lobato, o parlamentar disse que a princípio não ver problema do Brasil estabelecer um novo acordo com os Estados Unidos para exploração da Base de Lançamento de Alcântara, mas é preciso que a sociedade brasileira, e principalmente os maranhenses, conheçam os termos fundamentais desse acordo uma vez que o que está em jogo é soberania do país.
http://robertlobato.com/ze-inacio-propoe-audiencia-publica-para-debater-novo-contrato-do-governo-brasileiro-com-os-eua-para-uso-da-base-de-alcantara/ |
Para tanto, o petista vai propor uma audiência pública sobre a questão que poderá contar, inclusive, com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann.
“A rigor não sou contra os acordos bilaterais que o Brasil estabelece seja com qual país for. Ocorre que nesse caso específico com os Estados Unidos, visando a exploração da Base de Lançamento de Alcântara, é preciso que a sociedade brasileira, e principalmente o povo maranhense, conheçam mais um pouco sobre o que está no contrato conduzido pelo ministro José Serra, pois é a soberania nacional que pode estar em jogo. Daí que vamos propor uma audiência pública para debater essa questão se possível como a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann “, pontuou.
Zé Inácio afirmou ainda que caso o acordo venha a ser mesmo consolidado vai propor contrapartidas que beneficiem o Maranhão, entre elas a possibilidade de intercâmbio de estudantes e cientistas maranhenses na Agência Espacial Americana, a poderosa NASA.
“Durante a audiência pública deixaremos claro que se o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos for efetivamente celebrado, vamos exigir contrapartidas que beneficiem o Maranhão e povo maranhense, como, por exemplo, a possibilidade de estudantes e cientistas locais poderem fazer intercâmbio na NASA. Acho que é o mínimo que podemos exigir nesse contrato, já que estamos cedendo um espaço estratégico para lançamento de foguetes, satélites, sondas etc”. afirmou.
A Base de Alcântara é bastante cobiçada pelas potências militares internacionais porque está em excelente posição, bem próxima do equador, que a faz melhor que de Kourou da Guiana Francesa; e muito melhor que a dos Estados Unidos, no Cabo Canaveral; ou da Rússia, no Cazaquistão.
Nesse sentido, é louvável a iniciativa do deputado estadual Zé Inácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário