http://painelpolitico.com/no-espirito-santo-101-pessoas-morreram-veja-lista/ |
Pelo sexto dia consecutivo, Policiais Militares seguem sem sair dos batalhões.
A manifestação de familiares de PMs chega ao sexto dia e o Estado do Espírito Santo já registrou 101 mortes violentas, segundo Sindicato dos Policiais Civis, nesta quinta-feira (9). A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ainda não divulgou os números oficiais e disse que não é o momento de fazer balanço.
Desde sábado (4), um protesto de familiares de PMs impede a saída dos policiais dos batalhões em todo o estado. Os manifestantes pedem reajuste salarial para os PMs, que é proibida de fazer greve. O governo diz não ser possível atender o pedido e acusa algumas lideranças movimento de fazer chantagem.
Uma reunião na quarta-feira (8) entre os manifestantes e o governo do estado terminou sem acordo. Um novo encontro está marcado para as 14h, com a contra proposta do governo.
Ônibus
Os ônibus do Sistema Transcol, na Grande Vitória, começaram a operar de forma gradativa a partir das 6h desta quinta-feira (9). “Aqui, em dias normais, estaria lotado, hoje está vazio”, disse um passageiro no Terminal de Vila Velha.
No Terminal de Itaparica, em Vila Velha, os coletivos estavam saindo aos poucos durante a manhã. O local estava com pouca movimentação de pessoas.
Já em Cariacica, a situação era diferente. No Terminal de Jardim América, os coletivos não saíram do local. No Terminal de Campo Grande, os ônibus também não saíram, porque motoristas alegaram falta de segurança para sair.
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) informou que as linhas que passam pela Rodovia do Contorno e Serafin Derenzi não vão circular. A operação contará somente com linhas troncais e termina às 18h.
Reforço
O governo federal anunciou ontem o envio de mais 550 homens das Forças Armadas e 110 da Força Nacional, composta de militares de outros estados. Eles vão se juntar aos há 1.000 militares do Exército e 200 da Força Nacional que atuam no Espírito Santo desde o início desta semana.
Duzentos homens da Aeronáutica que fazem parte do reforço chegaram na noite de quarta-feira (8) a Vitória.
Alguns casos
De um lado, as estatísticas que apontam 101 mortes violentas no Espírito Santo na ausência da Polícia Militar nas ruas, até a manhã desta quinta-feira (9). De outro, a dor das famílias que movimentam os Departamentos Médicos Legais (DMLs) em todo o estado. Em Vitória, o local chegou a ficar superlotado, com corpos espalhados pelo chão.
– Dienes Marques Barbario, 35 anos, em Colatina
O homem foi morto a tiros por volta das 20h30 desta terça-feira (7), numa rua do bairro João Meneguelli, em Colatina, no Noroeste do estado. A Polícia Civil informou que ele tinha passagem polícia, mas não deu mais informações sobre o caso.
– Geovane Rocha de Melo, 31 anos, em Vitória
O jovem de 31 anos tinha envolvimento com drogas, segundo o tio. Ele foi morto com 10 tiros na última segunda-feira (6), no Morro do Quadro, em Vitória, por volta das 21h30.
A vítima morreu e ficou no Hospital São Lucas, também na capital, até a tarde desta quarta-feira (8), quando o corpo chegou ao DML para reconhecimento da família.
– Mario Marcelo de Albuquerque, em Colatina
Um investigador de Polícia Civil foi morto a tiros em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, nesta terça-feira (7). Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Mario Marcelo de Albuquerque foi atingido por um criminoso ao intervir no assalto a um motociclista, na BR-259.
Investigador era conhecido como Marcelinho. (Foto: Divulgação/Whatsapp)
A vítima era conhecida como investigador Marcelinho. Ele deixa esposa e dois filhos.
– Paulo Victor Toquarto Ramalhete, em Vila Velha
O rapaz, que era porteiro, foi morto a tiros na praça do bairro Novo México, em Vila Velha, nesta terça-feira (7). “Meu filho saiu pra comprar um cigarro e não voltou mais. Ficamos sabendo que ele estava com amigos na pracinha, quando chegaram uns homens atirando”, falou o pai.
O pai contou ainda que ele já se envolveu com o tráfico de drogas. “Meu filho já foi preso uma vez há muito tempo, mas já tinha pagado na Justiça. Não recebia ameaças. Ele era usuário de drogas, tinha os problemas dele, mas era uma boa pessoa”, completou.
– Sandy Ferreira Farias, 17 anos, em Conceição da Barra
A adolescente de 17 anos morreu após ser baleada na madrugada desta quarta-feira (8), em Conceição da Barra, no Norte do estado. Ela estava com outras duas pessoas, que também ficaram feridas. Parentes disseram que as vítimas estavam perto de um bar quando foram surpreendidas pelo atirador.
– Três jovens, sendo um de 19 anos, em Cariacica
Três jovens morreram no bairro Porto de Santana, em Cariacica, na Grande Vitória, na noite de domingo (5). A família de uma das vítimas, um rapaz de 19 anos, disse que ele estava na praça com amigos quando um carro parou e começou a atirar. Segundo parentes, que preferiram não se identificar, ele não tinha envolvimento com o crime.
– Adolescente de 16 anos, em Cariacica
Também na noite de domingo, um adolescente de 16 anos foi morto do bairro Santana, em Cariacica, na Grande Vitória. A tia disse que uma pessoa armada parou o carro perto de uma lanchonete e começou a atirar.
– Homem de 28 anos, em Vila Velha
Um jovem de 28 anos foi morto com um tiro no peito no bairro Cobilândia, em Vila Velha, na noite desta terça-feira (7). Segundo a mãe, que aguardava a liberação do corpo no DML, o rapaz era usuário de drogas. O corpo foi encontrado nesta quarta-feira (8).
– Mulher de 55 anos, em Cariacica
Uma mulher de 55 anos morreu vítima de bala perdida, no bairro Jardim Botânico, em Cariacica, nesta quarta-feira (8). A mulher levou um tiro no rosto, foi socorrida, levada para um hospital particular de Cariacica, mas não resistiu.
Entenda a crise na segurança no ES
– Os PMs reivindicam aumento nos salários, pagamento de benefícios e adicionais e criticam as más condições de trabalho.
– Como os PMs não podem fazer greve, as famílias foram para a frente dos batalhões para impedir a saída das viaturas policiais.
– O bloqueio começou no sábado (4) e atinge a Grande Vitória e cidades como Linhares, Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Piúma.
– Desde então, o Espírito Santo registrou 90 mortes violentas, segundo o sindicato da Polícia Civil.
– Escolas, postos de saúde e parte do comércio estão fechados desde segunda-feira (6), quando ônibus também pararam de circular. Os coletivos voltaram a rodar na manhã desta terça (7), mas foram recolhidos novamente às 19h. Na quarta-feira (8), o Sindicato informou que não haverá circulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário